in

Conheça o incrível e ambicioso projeto Starlink

O que será que a pessoa mais próxima de um Tony Stark que temos está tramando para o futuro?

Satélites IoT podem se tornar uma realidade

Que Elon musk é o mais próximo que conseguimos chegar até agora de um Tony Stark não há dúvidas. O cara é uma das mentes responsáveis por grandes façanhas no mundo da tecnologia e leva consigo um grande carisma e perspicácia para seus negócios. Seus feitos vão desde criar um jogo de videogame chamado Blastar com apenas 12 anos, passando por várias empresas e iniciativas interessantes como a Neuralink” ,”Paypal” ,”Ad Astra“, “Tesla” e “SpaceX“. Portanto, agora, conheça o incrível e ambicioso projeto Starlink.

Conheça o incrível e ambicioso projeto Starlink

O projeto ambicioso da vez se chama Starlink. Musk planeja enviar 11867 satélites no total para cobrir a orbita da terra com a promessa de trazer internet de alta velocidade sem que seja necessário uma infraestrutura muito robusta de cabos, antenas e aquela bagunça toda.

E todo esse robusto projeto já foi dado inicio na noite de quinta-feira passada, dia 23 de maio. Um foguete Falcon 9 levou um total de 227 quilos de equipamentos para uma altitude de 550km. Os primeiros 60 satélites já estão em órbita e a nave já encontra-se em terra para ser preparada para mais um lançamento.

Prometendo incríveis velocidades de 1GB/s em áreas remotas e de baixa infraestrutura, a  SpaceX pretende lançar todos esses 11867 satélites até 2024.

Um gênio dos projetos

Esta ideia porém já é bastante antiga podendo ser datada lá pelos primórdios da internet, quando ainda não era popularizada, era basicamente tudo mato e os equipamentos eram pau e pedra lascada. Em 1994 uma empresa chamada Teledisc apresentou um projeto, muito ambicioso para a época, onde seriam lançados 840 satélites. A um custo de 9 bilhões de dólares atraiu grandes investidores como o Bill Gates. Em 1998 lançaram um satélite de teste porém o projeto não teve seguimento.

E vários outros projetos como este fracassaram por basicamente os mesmos motivos: é muito caro, difícil e complexo. Qualquer erro mínimo da trajetória de lançamento e dê tchau para seu investimento.

O talento de Elon Musk se mostra de forma bem nítida na maneira com que escolhe e executa seus projetos. Ele basicamente pega algo que já existe e é ineficiente ou parece impossível ser comercializado em massa, e simplesmente faz.

Conheça o incrível e ambicioso projeto Starlink
Carros elétricos.

Os carros elétricos não são exatamente uma novidade. Já se pensava em como podia-se viabilizar isso lá pelos anos de 1800. Várias iniciativas de países como Estados Unidos, Holanda e Hungria foram realizadas para tentar conseguir a façanha que apenas agora, no século 21, Elon Musk conseguiu com a Tesla. A tecnologia de baterias naquela época não foi páreo para aguentar o trabalho. Então, logo perdeu espaço para os carros a combustão e por séculos foi um artigo de luxo e ficção cientifica.

Mas isso vai dar certo? Conheça o incrível e ambicioso projeto Starlink

Se vai dar certo não sabemos. Porém é possível ver que uma nova grande era de exploração espacial se aproxima. Assim, poder vislumbrar um futuro cada vez mais real, é fascinante. Abaixo, você conseguirá ver um vídeo de todos os 60 satélites já em órbita:

 

Escrito por Diego Silva

Um amante da tecnologia e da livre informação.

o-jogo-league-of-legends-podera-ser-lancado-para-smartphones

O jogo ‘League Of Legends’ poderá ser lançado para smartphones!

Kernel Linux 5.2 será chamado "Golden Lions"

Kernel Linux 5.2 será chamado “Golden Lions”