Conheça o Kotlin, uma alternativa ao Java, e de código aberto!

Vem sendo desenvolvida desde 2010, a alternativa da JetBrains para a plataforma Java, a Kotlin – revelada em Julho de 2011 – foi agora liberada como software livre sob licença Apache 2. As ferramentas incluem o compilador Kotlin, o Kompiler, um conjunto de melhorias para as bibliotecas Java padrão, tais como utilitários de conveniência para coleções de JDK, ferramentas de build (para Ant, Maven e Gradle), e um plugin para o IntelliJ IDEA para que funcione com o IDE do JetBrains.

Kotlin pode ser compilada para bytecode Java ou JavaScript. Projetada para ser mais segura que o Java, com verificação estática de problemas como “null pointer dereferencing”, e para ser mais concisa que o Java ao incluir inferência de tipo, funções de higher-order, mixins e delegação.
Os desenvolvedores dizem que desejam torná-la muitos mais simples do que o competidor mais maduro – Scala. Os desenvolvedores publicaram comparações com Java e Scala para explicar melhor o design da linguagem.

Atualmente o Kompiler só gera bytecode JVM; a JetBrains começou a desenvolver um backend JavaScript e pensando em criar um backend LLVM no futuro. Os desenvolvedores da JetBrains estão procurando por “Kontributers” a unirem-se no projeto, seja trabalhando diretamente no código do Kotlin ou corrigindo outras bibliotecas Java e tornando-as “Kotlin friendly”.

Confira os snapshots de builds e códigos:
O nome Kotlin se refere a uma ilha russa; a JetBrains tem um escritório de desenvolvimento lá.
[ads-post]
Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Como verificar as portas abertas no GNU/Linux e pelo Linux!

    Previous article

    Numerologia do Kernel, que tal entendermos um pouco? Veja que cada número tem um significado!

    Next article

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    More in Linux