in

Conheça o Maru OS, ambiente operacional Linux para Android

Maru OS é um ambiente operacional para smartphones, que combinam o sistema operacional para dispositivos móveis “Android” e a distribuição do Linux “Debian” junto com o ambiente de desktop Xfce.

Conheça o Maru OS, ambiente operacional Linux para Android

Este ambiente operacional “Maru OS” é projetado para um trabalho agradável tanto na tela de um smartphone quanto para um monitor. Também pode ser espelhado no televisor junto com teclado e o mouse. O sistema operacional roda o ambiente Xfce no Debian. 

Sobre a nova versão do Maru OS 0.6

Recentemente, uma nova versão do Maru OS foi lançada, alcançando sua v0.6 na qual os componentes básicos da plataforma são atualizados para o Android 8.1 e Debian 9. Anteriormente, o Android 6 e o Debian 8 foram usados.

Como base para esta nova versão do Maru OS 0.6, em vez de usar o código AOSP (Android Open Source Project ) foi usada uma versão reduzida do código de base LineageOS (anteriormente CyanogenMod).

O uso do LineageOS permitiu simplificar a formação de montagens para diversos dispositivos e ampliar significativamente o número de smartphones compatíveis.

Anteriormente, para transferir o Maru OS para o dispositivo, era necessário que a porta HDMI do smartphone conectasse o monitor e a capacidade de montar o firmware com base no código do Android Open Source Project (AOSP).

Esses requisitos limitavam a capacidade de usar o Maru apenas em dispositivos Google Nexus.

Requisitos

Conheça o Maru OS, ambiente operacional Linux para Android

A partir de agora, o projeto dispensou esses requisitos. Então, é possível fornecer o sistema em qualquer dispositivo Android. Além de exibir através da porta HDMI, é possível usar outras tecnologias de saída para usar exibições externas.

Nesta versão é possível usar dispositivos para o modo de desktop. Além disso, há suporte para Chromecast (configuração é feita através do “Configurações> Dispositivos conectados> Elenco” seção).

Além do Chromecast, em versões futuras, a compatibilidade com as tecnologias Miracast e WiFi Display são esperadas. O primeiro dispositivo compatível sem HDMI, para o qual a versão do Maru OS 0.6 foi preparada, foi o Nexus 5X.

Por outro lado, também é possível notar que os desenvolvedores trabalharam para melhorar a compatibilidade com dispositivos de entrada externos, “além de” o teclado e o mouse.

Além de conectar mouses e teclados através de Bluetooth, a capacidade de conectar dispositivos de entrada USB através da porta USB-OTG e do hub USB é adicionada.

Os problemas foram resolvidos com o uso de todos os núcleos de CPU disponíveis para aplicativos em execução no modo de área de trabalho.

Como obter o Maru OS?

Atualmente, o Maru OS tem suporte apenas para os dispositivos Nexus 5 e Nexus 5 X. Você pode fazer o download desta nova versão acessando o site oficial e sua seção de downloads.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Falha em alarmes atinge 3 milhões carros no mundo

Falha em alarmes atinge 3 milhões carros no mundo

3 programas para o Windows que você pode usar online no Linux

3 programas para o Windows que você pode usar online no Linux