Conheça o Media Downloader um GUI para múltiplas ferramentas baseadas em CLI

GUI para ferramentas de download

O Media Downloader é uma interface GUI baseada em Qt/C++ para várias ferramentas baseadas em CLI que lidam com o download de mídia online. Nesse artigo, você conhecerá um pouco mais dessa incrível ferramenta e como instalá-la em seu Linux.

O Media Downloader

No coração do Media Downloader está o yt-dlp, uma ferramenta CLI incrível. O yt-dlp é um utilitário muito útil para baixar vídeos do YouTube. Mas é muito mais do que apenas uma ferramenta de download do YouTube. Ele pega todos os excelentes recursos do youtube-dl, explora todas as velocidades de download da rede e oferece alguns recursos úteis surpreendentes não encontrados em outros projetos.

Além disso, o Media Downloader também é uma interface para livros youtube-dl, gallery-dl, Lux, you-get, svtplay-dl, aria2c, wget e safari. Uma ferramenta simples, mas poderosa, que pode te servir muito quando o assunto é downloads.

Instalação

Existem pacotes para uma variedade de distros Linux, incluindo Debian/Ubuntu, Fedora, openSUSE e até Raspbian. Abaixo, você verá uma instalação tomando por base o Ubuntu 23.10. Primeiro foi baixado o pacote binário para o xUbuntu 23.10. Ele é instalado usando o dpkg sem problemas.

Há também um pacote no Arch User Repository para Arch e distros baseadas em Arch. Esta é uma ferramenta multiplataforma. O projeto fornece binários para Windows, úteis se você ainda vive no lado escuro da lua.

Na inicialização, o Media Downloader realiza algumas verificações para ver se determinados pacotes de software estão instalados. Estes são yt-dlp, aria2c e ffmpeg. No sistema de teste do Linux Links, eles viram que o aria2c não está instalado. Isso é facilmente corrigido no Ubuntu instalando um piscar de olhos.

$ snap install aria2c

aria2 é um utilitário de download de linha de comando leve, multiprotocolo e multifonte. Suporta HTTP/HTTPS, FTP, SFTP, BitTorrent e Metalink. ffmpeg é um software desenvolvido para processamento de arquivos de vídeo e áudio. Após a instalação, reiniciar o Media Downloader confirma que agora tudo está ótimo.

Em operação

Para baixar um vídeo, insira o URL no campo Digite URL: e clique no botão Baixar. O botão Obter lista permite escolher em uma lista de opções predefinidas que podem ser usadas para baixar mídia se forem fornecidas em vários formatos. Por exemplo, se quisermos baixar a resolução 1280×720 no formato webm, inserimos 34 no campo Opções de download.

Esta é mais uma excelente ferramenta para o seu Linux e você pode instalá-la agora mesmo. Ele conta com excelentes recursos, entre eles:

  • Suporte para downloads paralelos. Por padrão, o número máximo de downloads simultâneos é 4, mas isso pode ser alterado na guia Configurar. Observe que usar um grande número de downloads simultâneos pode causar problemas.
  • Downloads em lote inserindo links individuais ou lendo-os de um arquivo local.
  • Baixe uma lista de reprodução de sites compatíveis, como o YouTube.
  • Gerencie links para playlists para monitorar facilmente suas atividades (assinaturas).
  • Adicione assinaturas.
  • Suporte de proxy.
  • Baixa automaticamente atualizações.
  • Suporte de tema – escolha entre Normal, Escuro ou Puro Escuro. Você também pode adicionar seu próprio tema.
  • Apoio à internacionalização.
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile