in

Conheça o NOVA, um sistema de arquivos do Linux

NOVA promete ser o novo sistema de arquivos do Linux, confira um pouco sobre o projeto.

NOVA

Você já deve ter lido sobre Ext4, Ext3, Brtfs, pois agora apresentamos a você o NOVA. Ele teve sua origem na universidade da Califórnia em San Diego em 2017. O NOVA reúne o que há de melhor nos sistemas de arquivos já existentes, recursos como elementos de design, consistência e proteção de dados fazem parte do NOVA. Além disso, o novíssimo sistema de arquivos suporta nmap no estilo DAX que foi especialmente, uma das primeiras coisas pensadas pelos idealizadores do projeto.

Confira um trecho do anúncio oficial da época:

O objetivo da NOVA é fornecer um sistema de arquivos pronto para produção de alto desempenho, completo e personalizado, adaptado para memórias não voláteis endereçáveis por byte (por exemplo, NVDIMMs e DIMMs 3DXpoint já lançados da Intel).

Todos os desenvolvedores afirmam que o projeto já pode ser considerado maduro, e que podem fazer seus testes, no entanto, muito trabalho ainda precisa ser feito. Um patch foi enviado para o Linux Kernel e uma documentação esta disponível para os interessados no assunto. Consulte o GitHub do NOVA para ter acesso ao código.

Você pode ver a documentação do Patch ou o projeto completo através dos botões abaixo:

Patch do NOVA Documentação do NOVA

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.