Ubuntu Tutorials: Um novo site de tutoriais da Canonical

O site Ubuntu Tutorials apresenta uma pequena gama de guias de informação, no momento, a maioria é focada em como trabalhar com Snaps, o formato de gerenciamento de pacotes adotado pela Canonical.
Falando sobre o seu lançamento em nome da Canonical, Will Moggridge diz que o plano é:

 

“Ampliá-lo para uma grande variedade de assuntos em um futuro próximo”

“O Ubuntu Tutorials faz parte de um projeto maior para melhorar nossa documentação em nossos outros projetos. Nossos objetivos são melhorar a descoberta e a facilidade de uso para nossa documentação”, acrescentou.

É ótimo ver a Canonical abordando o confuso laço de tecnologias e estruturas que dificultam o desenvolvimento no mundo de código aberto.
Apesar de ser o sistema desktop de uso dos desenvolvedores, o Ubuntu nem sempre foi o sistema operacional mais fácil de criar ou distribuir aplicativos, com grande parte da documentação do desenvolvedor quebrada, raramente atualizada ou sem exemplos sólidos do passo a passo.
O último grande empurrão na área de trabalho que eu me lembro foi o Ubuntu Developer PortalA documentação sobre como criar aplicativos no Ubuntu Phones chegou muito tarde no processo e sem dúvida foi prejudicada pela constante mudança de características da plataforma.

O site Ubuntu Tutorials é Open Source (Claro!)

 Naturalmente, o novo site Ubuntu Tutorials é de código aberto, e o código está disponível no repositório do GitHub. A Canonical planeja tornar mais fácil para que os desenvolvedores possam contribuir com os seus próprios tutoriais no site.

“Esperamos que com algumas correções possamos manter a qualidade e acrescentar ainda, uma funcionalidade para escrever tutoriais usando markdown (linguagem simples de marcação), é um objetivo a curto prazo.”

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile