in

Conheça o Parlatype, um aplicativo ideal para transcrever áudios

Parlatype é um programa de áudio que vai ajudar na transcrição de textos. A ferramenta pode ser usada por jornalistas, blogueiros ou em trabalhos acadêmicos.

Uma das tarefas mais comuns e trabalhosas para jornalistas, blogueiros ou escritores em geral é transcrever um áudio. A chamada “decupagem”, que é escrever exatamente as perguntas e respostas de uma gravação é uma tarefa cansativa e demorada. Esta é uma atividade um tanto complexa que envolve ouvir, memorizar, transcrever, voltando a gravação, avançar, melhorar os áudios para destacar as vozes etc. Para tornar esta atividade um pouco mais fácil, surge um aplicativo Gnome chamado Parlatype. Conheça o Parlatype, programa que vai ajudar na transcrição de áudios.

O que é o Parlatype?

O nome parece já dizer tudo. Parlatype é um reprodutor de áudio simples que nos permite transcrever manualmente um áudio para texto de forma fácil e eficiente. E é desenvolvido usando a linguagem C e funciona perfeitamente no ambiente de trabalho GNOME.

A simplicidade da ferramenta permite que o Parlatype seja executado em qualquer computador. O consumo de recursos é mínimo, a facilidade de uso é incrível e a equipe de desenvolvimento atualiza constantemente a ferramenta.

Características do Parlatype

O aplicativo possui uma série de recursos que ajudam a transcrição da voz para o texto, entre eles:
  • Possui uma interface que nos permite visualizar as ondas do áudio em questão, destacando as pausas, pontos e vozes, o que nos permite transcrever o áudio seguindo os vazios do áudio;
  • Você pode ajustar a velocidade de reprodução do áudio de acordo com a preferência;
  • Um dos recursos mais interessantes desta ferramenta é que toda vez que interrompemos o áudio, ele volta alguns segundos. Isso nos permite não perder o fio da transcrição quando é reproduzido novamente. Esta opção pode ser configurada;
  • Parlatype tem uma excelente integração com o LibreOffice. No entanto, podemos usar qualquer suite de escritório ao transcrever;
  • Possui uma ótima compatibilidade com a maioria dos formatos de áudio atuais, pois vem equipado com o framework GStreamer;
  • Integração com chaves multimídia;
  • Interface ajustável;
  • Suporte para vários idiomas;
  • Uma ampla comunidade de desenvolvimento e uma documentação muito detalhada;
  • Livre e de código aberto.

Como instalar o Parlatype no Debian, Ubuntu e derivados

Parlatype tem suporte oficial para o Ubuntu e as distros derivadas. A instalação é bastante simples, basta instalar o PPA da ferramenta e, em seguida, instalar o aplicativo com os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:gabor-karsay/parlatype
sudo apt-get update 
sudo apt install parlatype
 Os usuários de outras distros podem instalar o Parlatype através do seu código-fonte. Basta executar os seguintes comandos:
git clone https://github.com/gkarsay/parlatype.git
cd parlatype
./autogen.sh --prefix=/usr --disable-introspection
make
sudo make install
Pronto, agora é só desfrutar das funcionalidades desta ferramenta que promete agilizar muito o trabalho de transcrição de áudio. Mais detalhes sobre outras formas de instalação e configurações, no link abaixo.