Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

24/12/2020 às 16:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Conheça o PC DOS reprojetado hoje para 1980!

conheca-o-pc-dos-reprojetado-hoje-para-1980

Dois mil e vinte e um é o ano do quarentenário do IBM PC, um dos padrões de projeto de computador mais populares do mundo. Certamente a máquina que colocou o mundo da computação pessoal em um caminho que ainda nos encontramos. O PC DOS reprojetado no BASIC-DOS.

Apesar de o caminho parecer tão mais diferente hoje, você ainda pode abrir um prompt de comando no Windows e digitar alguns dos comandos que foram introduzidas no PC DOS 1.00 (por exemplo, DIR, COPYe TYPElote), por exemplo.

conheca-o-pc-dos-reprojetado-hoje-para-1980

Imagem: Wikipedia

O PC DOS 1.00

Com o PC DOS 1.00, a Microsoft e a IBM começaram a trilhar um caminho com diversas direções, cujos trajetos finais levariam ao que temos hoje. Pré-requisitos de etapas anteriores sempre restringiram as novas etapas. Ou seja, cada nova versão do DOS precisava manter a compatibilidade com a versão anterior, e os recursos antigos raramente podiam ser abandonados.

Assim, o sistema cresceu e com esse crescimento a necessidade do surgimento de novas versões, o que deixou o projeto meio engessado, já que não dava para executar grandes mudanças no DOS. Qualquer reinvenção seria inviável. Então, outros produtos acabaram sendo implementados, enquanto o PC DOS ficava para trás.

Os próprios aplicativos DOS eram incrementados para outros produtos, como o recurso de multitarefa preemptiva. Inclusive o Windows implementava o recurso já em seus próprios aplicativos, em meados de 1980.

E ainda, como Michael J. Miller lamentou na edição de 11 de agosto de 1986 da InfoWorld:

Todos esses programas podem ser apenas soluções provisórias. Dado o aumento
aceitação de máquinas baseadas em 80286 (o [IBM PC] AT e compatíveis),
é uma loucura termos que recorrer a ambientes que contornam um
sistema operacional de tarefa única. O que realmente precisamos é de uma multitarefa
sistema operacional que endereça muita memória. Olá, Microsoft?

Apesar de um projeto extremamente caro e que demandava muitos esforços, naquela época, a Microsoft e a IBM trabalhavam no OS / 2. Mais que um projeto, um esforço para mover o mundo para um sistema operacional totalmente novo.

PC DOS reprojetado no BASIC-DOS

A verdade é que se a parceria da Microsoft com a IBM tivesse acontecido um pouco antes, talvez se tivessem previsto a popularidade da plataforma, certamente teriam aproveitado mais de seu poder. Mas isso nunca saberemos!

conheca-o-pc-dos-reprojetado-hoje-para-1980

Imagem: PCjs Blog

O IBM PC foi a inspiração para o BASIC-DOS, um produto que combina o poder do BASIC com um DOS multitarefa. Apesar de o produto estar completamente desatualizado, no que se refere aos projetos de retro-programação, por exemplo, foi um bom projeto para 2020.

Talvez, esse seja o produto que as pessoas esperavam da IBM, com a inserção da multitarefa ainda lá na década de 1980. No entanto, não o tiveram!

Com informações de: PCjs Blog

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.