Conheça o pipe-viewer, um cliente leve do YouTube!

Um cliente leve do YouTube para Linux, sem exigir uma chave de API

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Quem gosta de streaming, sabe que o YouTube é uma excelente plataforma, seja para assistir vídeos ou filmes, por exemplo. O YouTube é um site de compartilhamento de vídeos criado em fevereiro de 2005 e adquirido pelo Google em novembro de 2006. O serviço da web permite que bilhões de pessoas encontrem, assistam e compartilhem vídeos criados originalmente. Neste artigo, você conhecerá o pipe-viewer, um cliente leve do YouTube!

O YouTube

O YouTube exibe uma ampla variedade de vídeos de mídia corporativa e gerados pelo usuário. Também oferece um fórum para as pessoas se comunicarem com outras pessoas ao redor do mundo e atua como uma plataforma de distribuição.

Desenvolvedores descolados criaram aplicativos que permitem contornar a barreira do YouTube apenas na web. O pipe-viewer é um cliente leve do YouTube para Linux, sem exigir uma chave de API. Ele oferece uma CLI e uma GUI. Está escrito em Perl e publicado em software de código aberto. Além disso, sua instalação é muito fácil e você aprenderá no tutorial abaixo:

Instalação do pipe-viewer

O desenvolvedor recomenda instalar o pipe-viewer no Ubuntu/Debian com makedeb. makedeb cria pacotes através do uso de PKGBUILDs: um formato de empacotamento projetado para ser conciso, simples e fácil de entender, ao mesmo tempo que permanece poderoso o suficiente para corresponder à flexibilidade das ferramentas de empacotamento padrão do Debian.

O site do makedeb diz para executar o instalador do makedeb com o script de instalação oficial:

$ bash -ci "$(wget -qO - 'https://shlink.makedeb.org/install')"

No entanto, isso não funcionou com a instalação do pessoal do Linux Links.

Em vez disso, eles adicionaram o repositório API do makedeb ao seu sistema:

$ wget -qO - 'https://proget.makedeb.org/debian-feeds/makedeb.pub' | gpg --dearmor | sudo tee /usr/share/keyrings/makedeb-archive-keyring.gpg 1> /dev/null
$ echo 'deb [signed-by=/usr/share/keyrings/makedeb-archive-keyring.gpg arch=all] https://proget.makedeb.org/ makedeb main' | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/makedeb.list

Execute uma atualização:

$ sudo apt update

E então instale o makedeb usando o apt.

$ sudo apt install makedeb

Agora clone o repositório GitHub do pipe-viewer:

$ git clone https://mpr.makedeb.org/pipe-viewer

Mude para o diretório recém-criado:

$ cd pipe-viewer

E construa um pacote deb usando makedeb:

$ makedeb -si
conheca-o-pipe-viewer-um-cliente-leve-do-youtube

Agora podemos instalar o pacote deb criado com o comando:

$ sudo dpkg -i pipe-viewer_0.4.9-0_all.deb

Este é um excelente cliente do YouTube e você pode acessá-lo direto da sua área de trabalho Linux, de forma simples, rápida e prática. Se você precisava de um cliente YouTube, esse pode te surpreender.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.