Netactview

O Netactview é um software com licença livre GPLv2 que nos mostra as conexões de rede que estão sendo usadas e portas abertas do sistema. Semelhante a ferramentas de linhas de comando como o netstat ou o ss só que mais atualizado. Porém, o Netactview difere na medida em que nos fornece uma interface gráfica (GTK+2). Conheça o programa de monitoramento de redes Netactview.

Netactview 1

Assim, o programa serve para nos mostrar as conexões UDP, TCP, UDP6 e TCP6. Isso é feito por meio de uma lista atualizada automaticamente. Algo que podemos personalizar escolhendo diferentes intervalos de tempo (de 1/16 a 4 segundos).

Endereços, portas, hosts remotos/locais, protocolos e estados de conexão (listen/established), programas, linha de comando do processo … tudo isso pode ser classificado e filtrado através de diferentes colunas.

Entre as opções de visualização podemos ativar o modo de cor, que nos avisa quando uma conexão é aberta (verde) ou fechada (vermelha).

Netactview 2 monitoramento de redes

Neste último caso, quando se encerra uma conexão, o programa demora cerca de 3 segundos para exibir a notificação. Desta forma, há tempo para verificá-la ou copiar o endereço IP a partir do menu de entrada, facilitando assim o trabalho de monitoramento.

O programa também permite exportar os resultados como um arquivo de texto (.txt) ou abrir o formato .CSV .

Além disso, o programa consome pouco recursos (10-20 MB). Assim, podemos deixá-lo rodar por um bom tempo, sem problemas.

Instalação do Netactview

Talvez o programa não possua a mesma versatilidade das ferramentas utilizadas no terminal que mencionamos no começo, mas sem dúvida ele é muito agradável de usar.

Então vamos ver como instalá-lo em algumas das principais distribuições GNU/Linux:

No Arch Linux e derivados ( Antergos, Manjaro ), encontramos nos repositórios oficiais. Então nós acessamos o pacman:

sudo pacman -S netactview

No openSUSE, Tumbleweed e Leap estão disponíveis na forma de repositórios de comunidades e pode ser instalado assim:

Clique aqui para Instalar.

Usuários do Fedora podem instalá-lo usando:

su -c
dnf copr enable szpak/netactview
dnf install netactview

Para o Ubuntu, um pacote deb está disponível para download. Assim, a instalação pode ser feita usando seu gerenciador de pacotes gráficos preferido (por exemplo, gdebi).

Clique aqui para instalar o pacote .deb

Você tem mais informações sobre o Netactview, no site do projeto.

Netactview

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Intel Graphics Update Tool é descontinuado para Linux

Previous article

Lançada nova versão do Qubes OS

Next article

You may also like

More in Notícias