Conheça o Sparky Bonsai

Por Claylson Martins

O sistema operacional SparkyLinux baseado no Debian recebeu recentemente uma nova edição da comunidade que você pode executar e usar diretamente de um pendrive USB. Portanto, não precisa instalar nada no seu computador pessoal. Conheça o Sparky Bonsai, SparkyLinux Portable Edition com o Joe’s Window Manager.

Embora muitas das distribuições atuais de GNU/Linux sejam um meio ativo que permite aos usuários testá-lo sem instalar o sistema operacional real em seus computadores, parece que alguns usuários ainda estão interessados no tipo de sistema que vive em uma unidade flash USB, correndo completamente a partir daí com persistência.

Então hoje nós gostaríamos de apresentar o Sparky Bonsai, uma edição portátil do sistema operacional SparkyLinux baseado no Debian que funciona da mesma maneira que as famosas distribuições portáteis como Slax , Puppy Linux, Porteus e DebianDog. Ele possui o gerenciador de janelas de empilhamento JWM (Joe’s Window Manager) para X11.

“O Sparky Bonsai vive em um flash USB mínimo de 4 GB e é executado com 512 MB de RAM em processadores x86. No momento, ele está disponível apenas na versão 64 bits. Ele se encaixa em um disco óptico de DVD ou CD e roda em ext2 / 3/4, fat32 , xfs, exFAT. Para carregar na RAM, recomenda-se 1 GB “, explica o desenvolvedor.

Conheça Sparky Bonsai

Sparky Bonsai é uma distribuição mínima do GNU/Linux baseada na mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 10 “Buster” e apresentando:

  • JWM (Joe’s Window Manager) como ambiente gráfico padrão;
  • PCmanFM como gerenciador de arquivos padrão;
  • Pale Moon como navegador padrão;
  • Mousepad como editor de texto padrão;
  • LXterminal como emulador de terminal padrão;
  • e Synaptic como gerenciador de pacotes padrão.

Além disso, a distribuição usa o kernel Linux 4.19.0.6 do Debian Buster com os módulos do BusterDog para inicialização Porteus;

  • live-boot-3x;
  • bem como suporte AUFS;
  • e systemd como sistema init padrão.

Da mesma forma, o Sparky Bonsai também vem com o módulo DebianDog e remasteriza os scripts e suporta apenas sistemas de 64 bits. Você pode baixar a primeira versão do Sparky Bonsai agora e confira os fóruns do SparkyLinux para obter suporte.

Share This Article
Sair da versão mobile