in

Conheça o supercomputador BullSequana XH2000, que promete previsões meteorológicas mais rápidas e precisas

O novo hardware dará suporte a centenas de pesquisadores que trabalham com previsões de médio e longo alcance.

supremacia-quantica-do-google-empresa-consegue-superar-o-supercomputador-mais-poderoso-do-mundo

O Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Alcance (ECMWF) espera fornecer previsões meteorológicas mais rápidas e precisas, depois que a organização anunciou que selou um novo contrato de quatro anos no valor de 80 milhões de euros (89 milhões de dólares) com a empresa de tecnologia francesa Atos para alguns novos e brilhantes equipamentos meteorológicos. Assim, a Atos disse que fornecerá a chave para melhores previsões na forma de seu mais recente supercomputador, chamado BullSequana XH2000, que quintuplicará o poder computacional do ECMWF. Uma façanha bastante impressionante, já que a configuração existente do ECMWF opera atualmente em 330 trilhões de operações de ponto flutuante por segundo.

A Atos disse que o novo dispositivo é o supercomputador mais eficiente e suporta a última geração de processadores da AMD, os EPYC Rome. Além disso, a empresa disse que o BullSequana é totalmente resfriado a água, o que significa que consome menos energia do que o sistema atual usado pelo ECMWF.

Até agora, e desde 2013, a organização de previsão do tempo usa um supercomputador Cray XC40, que também é utilizado pelo Met Office no Reino Unido.

O supercomputador BullSequana XH2000

O BullSequana XH2000 deve executar previsões meteorológicas mais rápidas e melhores do que seu antecessor. Florence Rabier, diretora geral do ECMWF, disse:

Agora poderemos executar previsões de resolução mais alta em menos de uma hora, o que significa que informações melhores serão compartilhadas com nossos estados membros ainda mais rapidamente.

Além disso, a tecnologia da Atos ajudará a melhorar o sistema de “previsão de conjuntos” do ECMWF, chamado de EPS. O programa, lançado em 1992, é uma maneira de avaliar a precisão de uma previsão meteorológica específica.

Conheça o supercomputador BullSequana XH2000, que promete previsões meteorológicas mais rápidas e precisas
Diferença de um modelo atual para o GRAF da IBM sobre a Índia. Crédito: IBM.

Em vez de fornecer apenas uma previsão, o EPS produz 51 previsões, todas com pequenas variações nas condições climáticas iniciais. Em outras palavras, o sistema oferece aos usuários uma variedade de cenários possíveis, bem como a probabilidade de sua ocorrência.

Por exemplo, o programa poderia fornecer ao governo uma estimativa da probabilidade de inundações severas em certas partes do país. Atualmente, as previsões de 15 dias do EPS têm uma resolução de 18 km; mas com o BullSequana, o ECMWF espera poder executar o sistema em uma resolução de 10 km.

Günther Tschabuschnig, que faz parte do comitê consultivo técnico do ECMWF, disse:

Os efeitos das mudanças climáticas e do clima severo são cada vez mais sentidos. Portanto, indivíduos e sociedades precisam de quantidades cada vez maiores de informações para garantir que estejam preparados.

Mais sistemas robustos

No ano passado, a empresa francesa assinou outro contrato de quatro anos no valor de 42 milhões de euros (47 milhões de dólares) com o serviço meteorológico nacional francês Meteo-France. E ela ainda citou objetivos semelhantes: multiplicar o poder computacional do meteorologista por cinco.

Além disso, a Atos garantiu parcerias com o Centro Alemão de Computação Climática, o Instituto Meteorológico da Holanda Real e o Laboratório Marítimo de Plymouth no Reino Unido, entre outros. O BullSequana XH2000 será entregue no data center do ECMWF em Bolonha, Itália, em 2020 e começará a operar em 2021.

Fonte: ZDNET

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Oracle lança VirtualBox 6.1.2 com suporte ao Kernel 5.5

Oracle lança VirtualBox 6.1.2 com suporte ao Kernel 5.5

. A falha pode permitir que um usuário sem privilégios obtenha acesso de root completo.

Lançado oficialmente CentOS Linux 8.1 que é baseado no Red Hat Enterprise Linux 8.1