SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça o Write, uma Aplicação de Escrita Livre para Linux

O Linux tem vários aplicativos de tomada de notas tradicionais, mas notas manuscritas? Isso é um pouco mais complicado. Conheça o Write.

Xournal é considerado o aplicativo go-to para usuários de tela sensível ao toque que desejam fazer notas manuscritas em papel virtual usando uma caneta ou um localizador.

Mas, descobri recentemente uma alternativa gratuita para Linux (bem como Windows, Mac e Android) que é especificamente adaptada para o texto manuscrito chamada Write.

Um pouco sobre o Write

O Write da Stylus Labs não é particularmente novo, mas não é um aplicativo que aparece muito em menções on-line. Antes de hoje eu não tinha ouvido falar dele, e há uma boa chance de ser “novo” para muitos de vocês, também.

Ele é gratuito (mas não de código aberto). Está disponível para Windows, Linux e Mac. Embora não tenha tido uma atualização importante desde 2013, funciona praticamente sem problemas no Ubuntu (e presumivelmente na maioria das outras distros Linux modernas também).

Agora, é importante afirmar que o Write não é um aplicativo de reconhecimento de caligrafia. Você não pode escrever suas ideias e tê-las instantaneamente convertidas em texto digital regular para copiar/colar em outros lugares.

Ele foi lançado como “um processador de texto para escrita manual” e tem um conjunto de recursos projetado especificamente para o uso de tela sensível ao toque, idealmente com uma caneta (embora não haja razão para que também não funcione com um dedo).

Ele tem uma tela infinitamente rolante. Isso significa que você não está restrito dentro dos limites de um tamanho de página específico. O aplicativo permite que você literalmente role por quanto você precisar, sem ter a necessidade de clicar em nenhum botão para adicionar mais páginas.

Principais características do Write:

  • Insira facilmente espaços em branco com refluxo automático de parágrafo
  • Capacidade de criar marcadores para qualquer texto
  • Desfazer/repetir marcação para revisões rápidas
  • Suporta URLs/links manuscritos
  • Desenho à mão livre
  • Suporta inserções de imagens
  • Variedade de tipos de papel e canetas
  • Formato de documento HTML + SVG

Instalação no Ubuntu

Você pode baixar o Write para Linux, Windows, MacOS e Android no site do projeto, abaixo vinculados.

Write Download

A versão Linux do aplicativo é distribuída como pacote binário em um arquivo .tar.gz. Basta fazer o download, extrair e clicar duas vezes no runtime ‘Write’ dentro da pasta – mas observe que o aplicativo requer algumas dependências para serem executadas, que talvez você não tenha instalado:

sudo apt install libqt5widgets5 libqt5network5 libqt5svg5

 

Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.

Fonte OMG Ubuntu
Comentários