SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Conheça os 14 principais poderes do VLC!

Conheça um pouco do VLC, eu disse, um pouco!

Para quem não conhece, o VLC é um dos mais poderosos reprodutores de vídeo, áudio, além de tantas outras coisas que pode fazer. Vou tentar mostrar somente 14, mas você pode citar outros nos comentários. VLC Player é o mais célebre media player open source, também classificado como o melhor entre milhares de players de mídia disponíveis lá fora. A última versão desencadeou novos horizontes para controlar, gerenciar e personalizar os arquivos de mídia, independentemente de qualquer formato que aparecesse. Para os novatos, ele aparece como apenas um “Media Player”, mas o fato é que esse aparentemente player simples vai além de reprodução, gravação e opções de streaming. O que faz sobressair é uma IDE minimalista, simples e com reprodução suave. Os usuários podem usar para quase tudo, afinal vem com suporte a múltiplos formatos de arquivos e muito mais. Desde o dia que o VideoLAN Dev Team foi integrado ao VLC Player para o público em geral, temos visto uma mudança em massa de outros players eminentes de mídia.

Efeitos em vídeos

VLC inclui inúmeros efeitos de vídeo, tais como; ajuste de imagem, transformações, corte de vídeo, vista geométrica e ampliação, rotação de vídeo, cor, diversas modificações de imagens. Você pode acessar esses recursos de vídeo através de definições avançadas da IDE principal do VLC. Acesse a aba “Efeitos de vídeo”, onde aparecerão esses recursos em várias outras abas.

Ajustes básicos de imagens

VLC oferece opções de ajuste básicas de imagem. Sob a guia Essencial, você pode brincar com ajustes de cores diferentes como Hue, contraste, brilho, gama, etc. Você pode visualizar as alterações em tempo real. Opções de ajuste de cores também podem ser muito úteis, especialmente quando você está reproduzindo um vídeo, tendo ruído, falhas e precisa urgente de um padrão para parecer uma cor normal.

 

Efeito nitidez de vídeo

Além de opções de ajuste básicas de imagem, há outra característica que lhe permitirá ajustar a nitidez do vídeo até o apogeu da clareza. Sob a guia Essencial, marque a opção Nitidez que permitir o ajuste do controle Sigma, conforme necessário. Ela vai mostrar as mudanças em tempo real, de modo que você pode rapidamente ajustar a nitidez.

Diferentes ângulos

A opção Geometria permite rodar vídeo por vários graus. Ativando opção Geometria você vai ativar o recurso de rotação de vídeo. Dispõe de rotação em 90°, 180°, e 270°. Isto é muito útil se você tem um vídeo que gravou através da câmera em um ângulo diferente.

Zoom em vídeo

Outra característica intrigante é a Ampliação de vídeo. Sob a aba Geometria, selecione Aproximação interativa que permitirá a Ampliação / Zoom, para deixá-lo zoom in / out do vídeo. Você verá uma pequena janela retangular no canto superior esquerdo, bastando selecionar e mover por sobre o seu vídeo que fará a ampliação do local por onde o retângulo for movimentado.

Rotação de vídeo

Com um excelente recurso de rotação, você pode rodar o vídeo em qualquer direção. Habilite a opção de rotação, e começar a mover o controle rotativo.

Adicione um pouco de diversão com jogo de quebra cabeça

Digite o número de colunas e linhas em que você precisa para resolver quebra-cabeças. Ele divide o vídeo em pedaços especificadas na tela.

 Muti-Screen

O multiscreen é outra característica excelente, permitindo que os fãs de vídeo possam espalhar o vídeo no desktop em várias janelas. Desta forma, você pode manipular, controlar e mudar a posição das peças de vídeo separados em janelas. Para fazer este efeito impressionante, você pode experimentá-lo em um formato grande como em uma TV HD ou projetor. No lado esquerdo existe uma opção que permite adicionar texto em cada janela. (Ferramenta > Preferências > Exibir configurações [Detalhado]  > Vídeo > Filtros > Parede de Imagens). Feita a configuração reinicie o VLC.

Adicionando Logo

Uma opção de sobreposição de logotipo vem a calhar. Você pode facilmente inserir um logotipo (PNG / JPG formato) no vídeo como uma marca d’água. Para fazer uso desse recurso, vá na guia Logo, especifique o caminho completo da imagem, onde se encontra, ajuste o controle de transparência e de alocar a posição e pronto. A importância deste recurso é que você pode adicionar o logotipo da empresa, dando uma apresentação muito boa ao vídeo.

Sincronização

Sob a guia de Sincronização, você pode gerenciar manualmente o A/V sync (áudio / vídeo) e lidar com eles, ajustando o tempo. A maioria dos vídeos convertidos precisa de A/V principalmente por causa de uma mudança de FPS (frames por segundo), isso realmente causa o problema de vídeo ou áudio a ficar para trás. Para ajustar o problema de sincronização A / V, basta alterar os valores de adiantamento de áudio sobre o painel de entrada de vídeo. O valor positivo refere-se a como o vídeo está atrasado e o negativo é o caso com os valores negativos que se refere como áudio atrasados.

Logo abaixo de A/V configurações de sincronização, você vai encontrar as configurações de legenda, para fazer subtítulo corretamente sincronizar com o vídeo, ou seja, aparece na hora certa. Ajustar o tempo de um modo, tal como definido nos critérios acima mencionados de A / V de sincronismo, valores positivos refere-se a legenda mostrando-se à frente do vídeo. Na parte inferior, você pode alterar a velocidade de legendas. Pode acontecer por vezes, em baixar legendas a partir de fontes diferentes, ou a partir de diferentes autores, a velocidade (FPS) não está alinhado com o FPS de vídeo, isto é, vídeo funcionando em diferentes FPS e FPS inversamente subtítulos difere. Para lidar com este problema, acelerando a opção de legendas ajuda surpreendente.

 

Gravação pela Webcam

Gravação de vídeo a partir de uma webcam é outra característica impressionante ofertada pelo VLC. Ele preenche automaticamente a lista de dispositivos conectados ao seu sistema. Para gravar um vídeo da webcam, primeiro vá em Exibir e marque Controles avançados para habilitar os controles de gravação. No menu Mídia, clique em Abrir dispositivo de captura. Selecione o dispositivo de webcam e áudio clique em Reproduzir. A webcam será ligada e a partir dai pressione o botão vermelho de gravação, e para finalizar pressione o botão quadrado. Os vídeos serão armazenados na sua pasta Vídeos em formato AVI.

Tire fotos (PNG, JPG Suportado)

O VLC oferece pausa instantânea e permite a reprodução em quadros, como você pode ver aqui. Talvez seja necessário tirar uma foto de qualquer quadro específico ou o instante que parou o quadro. Adivinha o quê? VLC permite tirar Screenshots também. Você pode capturar um quadro, ao pausar o vídeo ou durante a reprodução de vídeo, quadro-a-quadro. Para tirar fotos mais prontamente atribua uma atalho para o recurso em Preferências. Caso contrário, a partir do menu Video, clique em Capturar imagem para capturar um quadro.

Personalize a Interface

Há tantos recursos e oferta de funções que torna o VLC diferente dos outros. Entre esses recursos está a personalização da interface. No menu Ferramentas você vai encontrar Interface personalizável. Ele permite que você: mudança de menus, botões, adicionar / remover botões, mudança de layout principal e de posição de controles de reprodução também.

Registro de Depuração

Quer saber o que deu errado com FPS de vídeo, codecs que você está usando, por alguma característica compatível, ou porque você está encontrando atrasos, e outras questões relevantes? O VLC pode informar sobre qualquer problema. Com sua característica de depuração intrínseca de registro, que pode informá-lo sobre informações como, a falta de correspondência (em rede), a discrepância de vídeo, por que o recurso não é compatível, se está faltando CODEC, falha do aplicativo, erro de A / V devido a razão não identificável. Para ver o registro, no menu Exibir, em Adicionar interface, clique em Registro de depuração.

A jornada não termina aqui, além dos recursos que foram cobertas acima, eles ainda são muito os mais pequenos. Os desenvolvedores também estão adicionando novos recursos e funcionalidades a cada nova versão.
Comentários