in

Conheça os principais atalhos no Eclipse – 02

atalhos no Eclipse

Nesta segunda postagem, iremos mostrar mais atalhos no Eclipse e como aumentar a produtividade nesta ferramenta. Caso não tenha visto a postagem anterior segue o link abaixo:

Postagem anteior

Visto isso, é importante mencionar que quanto mais se usar o teclado, da mesma forma que menos o mouse, mais produtividade se irá ganhar.

Mais atalhos no Eclipse

Continuando com o nosso projeto do SempreUpdate, iremos continuar com a classe já implementada.

Nesta etapa, iremos ter a seguinte implementação:

Como já vimos antes, iremos criar uma nova classe chamada Colaborador, pressionando o atalho Ctrl + N e depois digitando class. Depois confirme apertando a tecla Enter:

Nomeando a classe:

E pronto! Teremos a classe pronta.

Inicialmente não irei me preocupar com o conceito de herança. Irei partir da ideia que o estudante de Java não tem noção de tal conceito. Então, digitarei alguns atributos comuns à classe Leitor. Como vimos na postagem anterior, usaremos a seleção em bloco para digitar as visibilidades e tipos dos atributos.

Teremos os seguintes atributos:

Observe que o atributo dataNascimento é do tipo que ainda não foi importado automaticamente o pacote necessário para aquela classe.

Quando tivermos esse sublinhado vermelho sobre algum que indique algum erro, pressionamos os jogo de teclas Ctrl + 1 para ver o ferramenta nos sugere:

Como o IDE sugere, iremos importar o pacote selecionando a opção Import Calendar.

Como podemos ver, o pacote foi importado com sucesso. Outra forma de conseguir a mesma importação, seria no momento que estivéssemos digitando parte da palavra calendar, digitássemos o famigerado autocomplete com o atalho Ctrl + Space. Uma  janela com uma lista de possibilidades será aberta:

Então, selecione o Calendar e a importação acontecerá automaticamente.

Classe de Teste – Principal

Criaremos uma classe chamada Principal como uma forma de testar nossas classes. Da mesma forma que anteriormente, Ctrl + N -> class -> Enter.

Neste exemplo, não deixarei a opção de criar a class public static void main(String[] args) desmarcada. Depois digitamos Enter. Teremos a seguinte tela:

Dentro da classe Principal digite o palavra main e depois o atalho de autocompletar. Você verá que o Eclipse sugerirá a criação da função main padrão do Java.

Pressione enter para confirmar. Nesta fase, a classe será implementada para você automaticamente.

Porém, vamos supor que você não gostou desse espaço excessivo entre a classe Principal e o nome do pacote. Podemos excluir totalmente a linha pressionando o jogo de teclas Ctrl + D.

Written by Alexsandro Matias

Graduando em Sistemas de informação que acredita na democratização do conhecimento como forma de inclusão social.

Ubuntu Touch OTA-6 acaba de ser lançado

Ubuntu Touch OTA-6 acaba de ser lançado

Concurso de Arte para o Mageia 7 está aberto, participe!