Conheça um modelo de Inteligência Artificial que melhora e colore vídeos antigos

Por Leonardo Santana 3 minutos de leitura
Imagem: Reprodução | The Next Web.

Já imaginou usar Inteligência Artificial para restaurar e aprimorar vídeos antigos?

Um trabalho apresentado no canal do YouTube chamado Two Minute Papers mostra um modelo que usa uma Rede Neural Temporal para identificar e corrigir defeitos, como oscilações em vídeos antigos.

Inteligência Artificial e vídeos antigos

Satoshi Iizuka e Edgar Simo-Serra, co-autores do trabalho, explicam que o objetivo do modelo de Inteligência Artificial (IA) é realizar várias tarefas, como remoção de ruídos e colorização, para melhorar a qualidade desses vídeos:

A remasterização de filmes antigos compreende uma diversidade de subtarefas, incluindo super-resolução, remoção de ruído e aprimoramento de contraste. Além disso, devido às limitações técnicas da época, a maioria dos filmes antigos é gravada em preto e branco ou possui cores de baixa qualidade, para as quais a colorização se torna necessária.

Assim, para testar a impetuosidade de sua rede neural, os pesquisadores compararam o desempenho do modelo com modelos mais antigos que tinham como objetivo colorir e restaurar vídeos antigos.

O objetivo do modelo de Inteligência Artificial (IA) é realizar várias tarefas, como remoção de ruídos e colorização, para melhorar a qualidade desses vídeos.

Enquanto a rede neural cuida das manchas no vídeo, os desenvolvedores precisam fornecer uma imagem de referência para colorir. Para isso, existem muitos modelos de IA para colorir fotos antigas.

Ainda não vimos o uso comercial desse tipo de modelo sendo usado pelos principais estúdios de cinema para aprimorar filmes antigos. Mas, com o aprimoramento das redes neurais, podemos esperar que Hollywood e outras indústrias tenham a ajuda da IA em um futuro próximo.

Por fim, você pode ler o artigo completo aqui e conferir a explicação do artigo de dois minutos sobre o modelo aqui.

Fonte: The Next Web

Leia também:

Inteligência Artificial do Google consegue detectar câncer de mama com mais precisão do que especialistas

Pesquisadores detalham Inteligência Artificial que tira a névoa e colore fotos subaquáticas

Exército dos EUA planeja levar a inteligência artificial ao campo de batalha

Share This Article
Sair da versão mobile