in

Conheça Waterfox, um fork do Firefox

Navegador promete mais privacidade.

O Google Chrome lidera disparado a participação de mercado dos navegadores. O Mozilla Firefox segue em segundo, ainda distante de ser uma ameaça real à liderança. E vem aí o novo Esge Chromium da Microsoft para Linux, que deve estrear em março. Porém, esse é um campo muito explorado e há opções para todos os gostos.

O Firefox melhorou muito recentemente e um dos efeitos colaterais das melhorias é a remoção de complementos. Se o seu complemento favorito desapareceu nos últimos meses ou anos, você tem uma novidade boa na forma de Witerfox.

Waterfox: um navegador baseado no Firefox

Conheça Waterfox, um fork do Firefox
Waterfox Classic

O Waterfox é um navegador de código aberto útil, construído sobre o Firefox, que se concentra na privacidade e suporta as chamadas extensões legacy. Ele não se apresenta como um navegador voltado exclusivamente à privacidade, mas respeita o básico.

Você tem duas versões separadas do navegador Waterfox. A edição atual tem como objetivo fornecer uma experiência moderna e a versão clássica se concentra no suporte a plugins e extensões de bootstrap da NPAPI.

Conheça Waterfox, um fork do Firefox
Waterfox Classic

Se você não precisar utilizar extensões de autoinicialização, e confiar no WebExtensions, o Waterfox Current é o que você deve procurar.

E, se você precisar configurar um navegador que precise extensivamente de plug-ins ou extensões de bootstrap NPAPI, a versão Waterfox Classic será adequada para você.

Portanto, se você gosta do Firefox, mas quer tentar algo diferente na mesma linha, esta é uma alternativa do Firefox para o trabalho.

Recursos do Waterfox

Conheça Waterfox, um fork do Firefox

Obviamente, tecnicamente, você deve conseguir fazer muitas coisas que o Mozilla Firefox suporta.

Então, vamos destacar todos os recursos importantes do Waterfox em uma lista aqui.

  • Suporta Plugins NPAPI
  • Suporta Extensões de Bootstrap
  • Oferece edições separadas para suporte a extensões herdadas e suporte moderno para WebExtension.
  • Suporte multiplataforma (Windows, Linux e macOS)
  • Personalização do tema
  • Suplementos arquivados suportados

Instalando o Waterfox no Ubuntu

Ao contrário de outros navegadores populares, você não tem um pacote para instalar. Portanto, você terá que baixar o pacote arquivado da página oficial de download.

Página de Download Waterfox

Dependendo da edição (Atual/Clássica) que você deseja – basta baixar o arquivo, que será o de extensão .tar.bz2.

Uma vez baixado, basta extrair o arquivo.

Em seguida, vá para a pasta extraída e procure o arquivo ” Waterfox “. Você pode simplesmente clicar duas vezes nele para executar a inicialização do navegador.

Se isso não funcionar, você pode utilizar o terminal e navegar até a pasta extraída do Waterfox. Uma vez lá, você pode executá-lo com um único comando. Veja como fica:

cd waterfox-classic
./waterfox

Em ambos os casos, você também pode acessar a página do GitHub e explorar mais opções para instalá-lo no seu sistema.

It’s Foss