Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Artigo

06/05/2021 às 17:23

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Consoles de jogos podem levar risco à saúde dos usuários

Consoles de jogos podem levar risco à saúde dos usuários

Em tempos de pandemia provocada pelo coronavírus, todo cuidado com equipamentos eletrônico nunca é demais. Sejamos usuários de qualquer sistema operacional, o importante é estarmos protegidos não apenas dos vírus do mundo cibernético como também do real. E não apenas vírus, mas todo tipo de sujeira em teclados, computadores, consoles de jogos podem colocar nossa saúde em risco. E isso é mostrado claramente em uma recente pesquisa da Betway, site de eSports bets, que analisou os riscos e mediu o grau de sujeira em equipamentos eletrônicos para jogos on-line. E afinal, qual têm maior chance de acumular sujeiras e bactérias?

Entre o Playstation e o Xbox, a disputa foi acirrada também neste campo. A pesquisa mostra que foram encontradas 73 bactérias nos controles do Playstation e outras 83 nos controles do Xbox. Portanto, o console da Microsoft lidera neste item. Já em duas outras partes pesquisadas, a situação se inverte. Os botões e joysticks do Playstation possuem, em média, 190 bactérias contra apenas 63 encontradas no Xbox. Já nos chamados Gatlhos, a vitória também ficou com o Playstation que obteve média de 33 bactérias contra penas 15 do Xbox.

Consoles de jogos podem levar risco à saúde dos usuários

Sobre a pesquisa

O experimento feito pela Betway analisou 12 conjuntos de consoles e computadores escolhidos de forma aleatória. Além desses consoles fizeram parte do estudo uma mesa de cozinha e um assento sanitário. Os resultados, como podemos conferir, foram surpreendentes.

Além das bactérias, os consoles de jogos possuem bolor e muitos fungos. Os consoles de videogames têm três vezes mais bactérias do que um vaso sanitário, que tem uma média de 30 colônias de organismos.3 vezes mais bactérias.

Além de ser mais sujo, o Playstation também é o mais vendido, o que sugere um aumento de riscos para seus usuários. Ele possui, em média, 2,4 vezes mais sujeira sujeira do que a quantidade que você encontraria em um assento de vaso sanitário.

Mais detalhes

Portanto, os botões e os joysticks possuem o maior número médio de unidades formadoras de colônias: 190. Isso é bem mais do que existe em qualquer outra plataforma. No pior dos casos do conjunto de amostras, esse valor chegou a 650 unidades. Este valor representa mais que o dobro do número que se espera encontrar em uma superfície de cozinha.

Já o Xbox é um dos consoles mais limpos. Nem por iso apresenta pouca sujeira. A pesquisa mostra uma média de 62,5 unidades de bactérias por amostra colhida. Ainda assim, isso é mais que o dobro do encontrado em um assento de vaso sanitário.

No entanto, enquanto o número encontrado nos triggers, ou botões de gatilho, foi o menor entre todas as plataformas testadas, com apenas 15, as partes do controle em que o jogador segura apresentaram o maior número, 82,5.

O Xbox também apresentou algumas das amostras mais sujas, com o pior console testado tendo 5.614 unidades formadoras de colônias nos botões do controle, embora esta não tenha sido uma ocorrência comum entre os dispositivos testados.

Tags:

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.