Contas inativas do Google serão removidas em 24 horas!

Google comunicou nos últimos dias que vai remover todas as contas inativas de qualquer serviço Google, descubra se você vai perder suas contas!

Emanuel Negromonte
3 minutos de leitura

O Google está prestes a iniciar um processo de exclusão de contas inativas. Isso pode significar que você está em risco de perder fotos, documentos e outros dados importantes. No entanto, há uma maneira de garantir a segurança de tudo, mas é necessário agir rapidamente.

Política de Conta Inativa do Google

A partir de 1º de dezembro de 2023, o Google começará a excluir contas que não foram acessadas por dois anos. Esta ação faz parte de medidas mais amplas para reforçar a segurança online. O Google observou que uma conta que não foi usada por um longo período de tempo é muito mais provável de ser comprometida, dando aos hackers acesso aos seus dados pessoais e potencialmente permitindo que eles roubem sua identidade e o direcionem em golpes.

Vale ressaltar que esta política se aplica apenas a contas pessoais do Google e não afeta contas do Google para escolas e empresas. Como parte da limpeza, contas inativas e todas as informações pessoais e dados vinculados às contas serão apagados. Isso inclui mensagens do Gmail, eventos do Calendário, Drive, Docs, outros arquivos do Workspace e backups do Google Fotos.

Como evitar que sua conta Google seja removida

Se você tem uma conta do Google que deseja manter e corre o risco de ser excluída porque faz muito tempo que você fez o último login, existem etapas que você pode seguir para salvar a conta e os dados que ela contém. A maneira mais simples de manter sua conta do Google é fazer login nela ou em qualquer serviço associado do Google, como YouTube e Gmail. Com pelo menos um login a cada dois anos, sua conta do Google será considerada ativa e não será excluída.

Verificação em duas etapas

Com a segurança no centro da limpeza, e o Google apontando que contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade de ter a verificação em duas etapas ativada do que contas ativas, o conselho é configurar a verificação em duas etapas em sua conta do Google (e em todas as suas outras contas, aliás) para torná-la mais difícil de hackear.

Recomendações e conclusão

Em conclusão, é crucial manter a atividade em sua conta do Google para evitar a exclusão de dados importantes. A política do Google visa melhorar a segurança online, mas pode resultar na perda de dados se os usuários não estiverem cientes. Fazer login regularmente e ativar a verificação em duas etapas são medidas simples, mas eficazes, para proteger sua conta. Lembre-se, a segurança de suas informações pessoais começa com você.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.