Core NGINX agora é o servidor web Freenginx

Qual a vantagem desta transformação?

Core NGINX agora é o servidor web Freenginx. Maxim Dounin, como um dos principais desenvolvedores de longa data do servidor web Nginx, anunciou a criação de um novo fork do projeto chamado Freenginx.

Maxim Dounin decidiu fazer um fork do Nginx após um desentendimento com a F5, a organização que adquiriu a empresa Nginx em 2019.

Core NGINX agora é o servidor web Freenginx. Dounin explicou ao anunciar o Freenginx:

“Como você provavelmente sabe, a F5 fechou o escritório de Moscou em 2022 e não trabalho mais para a F5 desde então. Mesmo assim, chegamos a um acordo de que manterei meu papel no desenvolvimento do nginx como voluntário. E por quase dois anos eu estava trabalhando para melhorar o nginx e torná-lo melhor para todos, de graça.

Infelizmente, alguns novos gerentes não técnicos da F5 decidiram recentemente que sabem melhor como executar projetos de código aberto. Em particular, eles decidiram interferir na política de segurança que o nginx usa durante anos, ignorando a política e a posição dos desenvolvedores.

Isso é bastante compreensível: eles são os donos do projeto e podem fazer qualquer coisa com ele, inclusive realizar ações motivadas por marketing, ignorando a posição dos desenvolvedores e da comunidade. Ainda assim, isso contradiz nosso acordo. E, mais importante, não consigo mais controlar quais alterações são feitas no nginx dentro do F5 e não vejo mais o nginx como um projeto gratuito e de código aberto desenvolvido e mantido para o bem público.

Como tal, a partir de hoje, não participarei mais no desenvolvimento nginx executado por F5. Em vez disso, estou iniciando um projeto alternativo, que será executado por desenvolvedores, e não por entidades corporativas: http://freenginx.org/

O objetivo é manter o desenvolvimento do nginx livre de ações corporativas arbitrárias. Ajuda e contribuições são bem-vindas. Espero que seja benéfico para todos.”

Em freenginx.org, a breve declaração diz:

“O projeto freenginx.org. O objetivo do projeto é manter o desenvolvimento do nginx livre de ações corporativas arbitrárias.”

Será interessante ver o que acontece com o Freenginx e quantos outros desenvolvedores podem decidir se concentrar neste novo fork.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile