Coreboot 4.13 chega com suporte para 63 placas

Coreboot se junta à Open-Source Firmware Foundation

Os números são grandiosos: 234 programadores que fizeram mais de 4200 alterações. Estamos falando da nova versão do Coreboot, a 4.13, que chega também com suporte para 63 placas. Se você ainda não conhece, saiba que o CoreBoot é uma alternativa de código aberto ao tradicional Basic Input-Output System (BIOS) que já estava nos PCs MS-DOS dos anos 80 e substituído por UEFI (Unified Extensible).

CoreBoot também é um firmware analógico proprietário gratuito e está disponível para verificação e auditoria completas. CoreBoot é um firmware base para inicialização de hardware e coordenação de boot.

Inclui inicialização de chip gráfico, PCIe, SATA, USB, RS232. Ao mesmo tempo, os componentes binários FSP 2.0 (Intel Firmware Support Package) e o firmware binário para o subsistema Intel ME, necessários para iniciar a CPU e o chipset, estão no CoreBoot.

Principais novos recursos do Coreboot 4.13

Das principais mudanças que se destacam nesta nova versão, uma delas é a adição do suporte para 63 placas-mãe , 42 das quais são utilizadas em dispositivos com Chrome OS ou servidores Google.

Entre os painéis não Google, são mencionados os seguintes:

Outra mudança importante nesta nova versão do Cerboot 4.13 é que ele forneceu sua própria implementação do código base para sistemas em um chip Bay Trail, equivalente ao código base fornecido pela Intel.

O código de referência personalizado permite que você reduza os componentes externos necessários para a operação adequada a um único arquivo MRC.bin (código de referência de memória) necessário para o carregamento.

Suporte inicial para Intel TXT (Trusted Execution Technology), suficiente para rodar o módulo tboot (Trusted Boot). Implementação testada na placa-mãe Asrock B85M Pro4 (Haswell) TPM 2.0.

Coreboot 4.13 chega com suporte para 63 placas

Além da adição de processamento de sinalizadores “ocultos” para dispositivos PCI na árvore de dispositivos, que permite o processamento de dispositivos ocultos, cujos parâmetros parecem estar ausentes do dispositivo (ID do fornecedor 0xFFFF_FFFF). Dispositivos semelhantes estão no Intel PMC (Controlador de gerenciamento de energia).

Adicionadas ferramentas g en_spd.go e gen_part_id.go para gerar informações SPD (Serial Presence Detect) para memória LP4x e atribuir identificadores para módulos de memória usados em placas baseadas em TGL e JSL.

Houve remoção do suporte para a placa-mãe do Open Compute Project SonoraPass e 4 placas do Google.

Foi proposta uma nova versão do carregador de boot SMM, que pode funcionar em plataformas com mais de 32 threads de CPU.

Um mecanismo de depuração interno do Address Sanitizer vai verificar a exatidão do trabalho com a memória, permitindo que você identifique problemas como estouro de buffer. O mecanismo pode ser usado em ramstage e romstage para QEMU i440fx, Intel Apollo Lake e Haswell.

Das outras mudanças que se destacam:

Obtenha o CoreBoot

Por fim, para quem estiver interessado em obter esta nova versão do CoreBoot, pode fazê-lo em sua seção de downloads, que se encontra no site oficial do projeto. Além disso, você pode encontrar documentação e mais informações sobre o projeto.

Linux Adictos

Sair da versão mobile