Coreboot funciona bem com o Windows 11

Um projeto de férias acabou se tornando realidade e fez a Microsoft dar mais um passo importante rumo ao código aberto. O feito é do diretor de segurança do sistema operacional da Microsoft, David Weston. Ele aprontou mais uma surpresa em relação ao Windows 11 e o sistema operacional agora faz funcionar bem o Coreboot.

Do modo correto, com ajustes necessários, o Microsoft Windows 11 pode funcionar bem com o Coreboot de código aberto. Isso ocorre mesmo que o UEFI SecureBoot esteja ativado e junto com a ativação de requisitos de TPM do Windows 11, além de outras medidas de segurança.

Graças a um projeto do diretor de segurança corporativa da Microsoft, o Coreboot funciona bem com o Windows 11

David Weston é o diretor de segurança corporativa e de sistemas operacionais da Microsoft e resolveu tocar esse empreitada de fazer com que o sistema operacional Windows 11 rodasse em um dispositivo com a pilha de firmware de código aberto. Para este feito, ele estava usando a porta Coreboot para a placa-mãe Supermicro X11SCH (era Intel Coffee Lake) que foi desenvolvida pela 9elements security. Ele também aproveitou o Projeto Mu da própria Microsoft para fazer a implementação UEFI do TianoCore EDK II.

Nesta semana, David Weston compartilhou uma imagem comprovando o sucesso deste projeto:


Ele conseguiu fazer com que o Windows 11 rodasse perfeitamente na pilha de firmware de código aberto. Isso inclui o UEFI SecureBoot, TPM2 discret e outras funcionalidades de segurança relacionadas. Tudo isso para atender aos requisitos de hardware do Windows 11. Por sua vez, Weston vem dando atenção e fazendo muitos elogios ao projeto Coreboot.

Tanto a lista de placas quanto os recursos atualmente com suporte pode ser encontrada no site Coreboot.org. Infelizmente, a maior compatibilidade acessível em relação a preços está com os Chromebooks do Google. Isso porque a maioria das placas-mãe Coreboot com suporte que desfrutam de disponibilidade no varejo e não são muito caras acabam sendo hardware Intel antigo de várias gerações passadas. Além destes teremos alguns modelos de laptop da empresa System76. Por outro lado, o FSP da Intel também requer blobs. No entanto, para todos aqueles que desejam um sistema de software verdadeiramente livre, a melhor opção ainda é o Raptor Computing Systems com suas plataformas POWER9.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile