Coreboot se junta à Open-Source Firmware Foundation

Coreboot se junta à Open-Source Firmware Foundation

No início deste ano, a Open-Source Firmware Foundation foi criada para ajudar no avanço do desenvolvimento de firmware aberto. Agora, o projeto Coreboot se juntou oficialmente à Open-Source Firmware Foundation.

Os membros fundadores da Open-Source Firmware Foundation foram 9elements Cyber Security e Mullvad VPN. A Open-Source Firmware Foundation foi criada como uma corporação de benefícios mútuos sem fins lucrativos com sede em Oregon.

Open-Source Firmware Foundation (OSFF) é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo geral de melhorar a comunicação entre todas as partes envolvidas no espaço de firmware de código aberto. A OSFF foi fundada em 2021 por um grupo de empresas líderes do setor em firmware de código aberto.

A fundação define seus objetivos para pesquisar e educar corporações e indivíduos sobre firmware de código aberto por meio do compartilhamento de recursos intelectuais, infraestrutura, serviços, eventos e treinamento.

O OSFF pretende ser uma organização abrangente para todas as partes interessadas em firmware de código aberto e atua como o primeiro ponto de contato no ecossistema de firmware de código aberto.

Coreboot se junta à Open-Source Firmware Foundation

Coreboot se junta à Open-Source Firmware Foundation
Coreboot se junta à Open-Source Firmware Foundation.

Desde que foi estabelecida, a Open-Source Firmware Foundation tentou chamar a Intel para abrir o código do FSP, embora sem sucesso até este ponto. Neste verão , o LinuxBoot juntou-se formalmente à Open-Source Firmware Foundation. E agora, para um bom feriado, o projeto Coreboot agora é oficialmente parte da Open-Source Firmware Foundation:

Aqueles que desejam conhecer mais sobre a Open-Source Firmware Foundation podem visitar osfw.foundation.

Coreboot é uma plataforma de firmware estendida que oferece uma experiência de inicialização extremamente rápida e segura em computadores modernos e sistemas embarcados. Como um projeto de código aberto, fornece auditabilidade e controle máximo sobre a tecnologia.

Já o LinuxBoot é um firmware para servidores modernos que substitui a funcionalidade específica do firmware, como a fase UEFI DXE, por um kernel Linux e tempo de execução.

Por quê?

  • Melhora a confiabilidade de inicialização substituindo drivers de firmware levemente testados por drivers Linux reforçados.
  • Melhora o tempo de inicialização removendo código desnecessário. Normalmente torna a inicialização 20 vezes mais rápida.
  • Permite a customização do tempo de execução initrd para dar suporte às necessidades específicas do site (tanto drivers de dispositivo quanto executáveis customizados).
  • Abordagem comprovada por quase 20 anos em sistemas militares, eletrônicos de consumo e supercomputação – onde a confiabilidade e o desempenho são primordiais.