Coreia acusa Apple de ter coletado dados de localização de usuários sem consentimento

coreia-acusa-apple-de-ter-coletado-dados-de-localizacao-de-usuarios-sem-consentimento

De acordo com um regulador sul-coreano, a Apple coletou dados de localização do usuário sem consentimento e multou a empresa em 210 milhões de won (cerca de R$ 820 mil) por violação de privacidade.

Apple pode ter coletado dados de localização de usuários sem consentimento

A Apple foi uma das 188 empresas que violaram a Lei de Proteção e Uso de Informações de Localização. De acordo com o Korea Times,

A unidade coreana da Apple também foi condenada a pagar uma multa de 210 milhões de won por supostamente coletar dados de localização sem consentimento, violando a cláusula de divulgação de sua política sobre dados de localização e outros, disse a comissão […]

As medidas administrativas surgiram como resultado de uma inspeção regular das empresas que lidam com informações de localização, conduzida de acordo com a lei revisada de proteção de informações de localização em 2022.

Kim Hong-il, presidente do KCC, comentou que “as informações de localização são um recurso fundamental para melhorar a conveniência dos usuários e uma base para o crescimento de indústrias inovadoras, mas precisamos considerar a proteção da privacidade e da segurança social dos indivíduos no uso das informações”.

Frustrantemente, o relatório não contém absolutamente nenhum detalhe sobre a forma como a Apple teria feito isso. A Apple busca permissão do usuário ao coletar dados de localização. Aqui está o que a empresa diz sobre isso: “Com a sua permissão, os Serviços de Localização permitem que aplicativos e sites (incluindo Mapas, Câmera, Clima e outros aplicativos) usem informações de dados móveis, Wi-Fi, redes de Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Bluetooth para determinar sua localização”.

Os aplicativos que podem mostrar sua localização na tela, incluindo o Maps, mostram sua localização atual usando um marcador azul. No Maps, se a sua localização não puder ser determinada com precisão, você verá um círculo azul ao redor do marcador. O tamanho do círculo mostra com que precisão a sua localização pode ser determinada – quanto menor o círculo, maior será a precisão. Quando os Serviços de Localização estão ativos para um aplicativo, um ícone de seta preta ou branca aparece na barra de status ou na Central de Controle.

Na primeira vez que um aplicativo tentar acessar sua localização usando os Serviços de Localização, ele deverá solicitar sua permissão. Um prompt aparecerá explicando qual aplicativo está solicitando permissão para usar sua localização, bem como o motivo do desenvolvedor do aplicativo para solicitá-la.

A política de permissão de localização opcional da Apple inclui os próprios aplicativos da empresa, e também é solicitada permissão para ativar os Serviços de Localização ao configurar um iPhone pela primeira vez, por isso é difícil ver como a empresa poderia ser culpada de coletar dados de localização sem consentimento, aponta o 9to5Mac.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile