in

Como criar uma máquina virtual do Ubuntu no Windows 10 no Hyper-V

A Microsoft acaba de anunciar melhorias para quem deseja rodar Linux em suas máquinas virtuais. Microsoft pretende melhorar o desempenho do Linux em máquinas virtuais.

como criar uma máquina virtual do Ubuntu no Windows 10 no Hyper-V com Modo de sessão aprimorada conforme as orientações da Microsoft.

Hoje pela manhã, publicamos a informação de que a Microsoft havia fechado uma nova parceria com a Canonical em torno do Ubuntu. Agora neste artigo, você verá como criar uma máquina virtual do Ubuntu no Windows 10 no Hyper-V com Modo de sessão aprimorada conforme as orientações da Microsoft.

Mais uma vez, informamos aos usuários do Windows que é possível ter no mesmo HD uma instalação do Windows e do Ubuntu, a que chamamos de dual boot, e que é muito fácil de instalar e usar. Basta seguir as orientações do processo do instalador do Ubuntu.

Pegue a ISO do Ubuntu 16.04 do site da Canonical. Instale a mesma na máquina virtual. Foi criado um conjunto de scripts para executar todo o trabalho pesado para configurar o ambiente de forma adequada. Uma vez que sua VM esteja totalmente operacional, serão executados os seguintes comandos dentro dela.

Pegue os scripts do GitHub
sudo apt-get update
sudo apt install git
git clone https://github.com/jterry75/xrdp-init.git ~/xrdp-init
cd ~/xrdp-init/ubuntu/16.04/
Torne os scripts executáveis
sudo chmod +x install.sh
sudo chmod +x config-user.sh
sudo ./install.sh
O arquivo Install.sh precisará ser executado duas vezes para que o script seja executado completamente (ele deve executar um script intermediário de reinicialização). Ou seja, uma vez que sua VM seja reiniciada, você precisará alterar o diretório na localização do script e executar novamente. Depois de terminar de executar o script install.sh, você precisará executar o config-user.sh.
sudo ./config-user.sh

Depois de executar os scripts, desligue sua VM. Na sua máquina host em um prompt de powershell, execute este comando:

Set-VM -VMName -EnhancedSessionTransportType HvSocket

Agora, ao inicializar sua VM, você terá a opção para conectar e ajustar o tamanho da tela de exibição. Isso será a indicação de que você está executando em um modo de sessão aprimorado. Clique em “conectar” e pronto. Veja na figura abaixo.

Quais os benefícios?

Estes são os recursos que você obtém com o novo modo de sessão aprimorada:

  • Melhor experiência de mouse;
  • Prancheta integrada;
  • Redimensionamento da janela;
  • Redirecionamento de unidade.
Quaisquer problemas podem ser relatados para o GitHub. Isso também dará uma idéia de problemas já identificados.

Como isto funciona?

A tecnologia é a mesma para o modo de sessão aprimorada no Windows. Baseia-se no protocolo RDP, implementado no Linux pelas equipe de código aberto XRDP. Os scripts executados fazem o seguinte:

  • Instala o kernel “Linux-azure” para a VM. Isso carrega os bits hv_sock que precisamos;
  • Descarrega o código-fonte XRDP e compila-o com a função hv_sock ativada. O pacote XRDP para Ubuntu 16.04 não possui esse conjunto, portanto, deve-se compilar a partir da fonte;
  • Desenvolve e instala o xorgxrdp;
  • Configura a sessão de usuário para RDP;
  • Lança o serviço XRDP.

Como mencionamos anteriormente, as etapas descritas acima são para o Ubuntu 16.04, que será um pouco diferente de 18.04. Com chegada do Ubuntu 18.04 e o kernel linux 4.15 (que já carrega os bits do hv_sock), não é preciso aplicar o kernel linux-azure. A versão do XRDP que está disponível no 18.04 já está compilada com o recurso hv_sock ativado. Portanto, não há mais necessidade de criar xrdp/xorgxrdp. Um simples comando “apt install” trará todos os recursos.

Para mais informações, consulte o link no item VIA ao final do post! Nesta dica, você viu como criar uma máquina virtual do Ubuntu no Windows 10 no Hyper-V.

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

UBports lança o Ubuntu Touch OTA-4 para telefones

UBPorts vai lançar Unity 8 para o Debian, assista ao hangout!

Ubuntu 18.04 LTS entra em fase de congelamento!