Crie mapas mentais no terminal com o hmm!

hmm: uma ferramenta diferente de outros softwares de mapa mental

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Os mapas mentais são ferramentas simples, que servem para organizarmos nossas ideias, estudos e muitas outras informações. O pensamento estruturado é um processo de definição de uma estrutura para um problema não estruturado. Ter uma estrutura não apenas ajuda a entender um problema específico, mas também a identificar áreas que precisam de mais compreensão. O pensamento estruturado nos permite mapear ideias de forma estruturada, permitindo assim a identificação de áreas que requerem mais reflexão. Neste post, você conhecerá o hmm, uma ferramenta para criar mapas mentais no terminal.

Mapas mentais no terminal usando o hmm

O hmm é diferente de outros softwares de mapa mental, pois é baseado em terminal. É anunciado como uma ferramenta simples, rápida e centrada no teclado para trabalhar com mapas mentais. hmm é um acrônimo para ‘mapa mental de hackers’, mas essa ferramenta é útil para quem deseja um pensamento estruturado. É pronunciado como a interjeição “hmm”.

Instalação

Realmente não há nenhuma instalação, já que o hmm é um único arquivo PHP. Podemos clonar o diretório GitHub do projeto e copiar o arquivo hmm para algum lugar em nosso PATH. Existe um pacote no Arch User Repository para Arch e distribuições baseadas em Arch que simplesmente copia o arquivo hmm para /usr/bin.

Em operação

Execute hmm no seu terminal para executar o aplicativo com um mapa vazio ou hmm para abrir um arquivo existente. Em um arquivo novo, você verá apenas um único nó com a palavra raiz. Esse é o termo central. Pressionar O ou TAB cria um novo filho para o nó ativo, enquanto o cria um novo irmão para o nó ativo.

Na imagem abaixo, iniciamos um mapa mental com algumas crianças e irmãos. Ele ilustra algumas das coisas que o hmm oferece, incluindo números sequenciais.

crie-mapas-mentais-no-terminal-com-o-hmm
Imagem: Linux Links

Depois de dominar os atalhos de teclado, você pode criar um mapa conceitual intrincado. Navegar pelo mapa mental será familiar para os usuários do editor de texto Vim, pois h, j, k, l são as teclas de navegação (ou use as teclas de seta). Além disso, há suporte para copiar, colar, recortar e excluir sem sair do teclado.

Podemos salvar nosso mapa mental com S, ou exportá-lo para HTML com x. O que mais o hmm oferece? Pesquise uma frase; ajuste a exibição, incluindo centralização do nó ativo, espaçamento entre linhas, alteração da largura máxima do nó e muito mais; os mapas mentais são armazenados em arquivos de texto simples (com extensão de arquivo hmm por padrão) sem metadados.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.