Crie o próprio ponto de acesso seguro com Tor e Raspberry Pi

Como já é sabido, 100% de segurança não existe. Para um computador, smartphone, tablet etc a segurança é cada vez mais afetada. Mesmo que você tenha certeza de que nunca devemos ligá-lo de forma errônea, colocá-lo em um cofre e, ainda assim, é possível que ele já tenha trazido “bug” como padrão. O mesmo acontece com a privacidade. Portanto, Crie o próprio ponto de acesso seguro com Tor e Raspberry Pi.

Normalmente, quando queremos privacidade no que fazemos, baixamos o Tor e navegamos com ele. Sua facilidade de uso, baseada em um navegador que conhecemos (Mozilla), o torna muito acessível.

Crie o próprio ponto de acesso seguro com Tor e Raspberry Pi

Porém, no final você tem que instalá-lo e isso requer algum esforço. Portanto, compartilhamos com você o Onion Pi, um ponto de acesso à rede Tor desenvolvido pela Adafruit.

Com esse ponto de acesso, garantiremos que todos os aparelhos de nossa unidade doméstica possam direcionar seu tráfego através do Tor e não será necessário instalar o Tor em cada um dos computadores ou smartphones que queremos usar.

O hardware Onion Pi consiste em:

  • Uma série de Raspberry Pi “B” ;
  • Um adaptador WiFi USB compatível;
  • Um cabo Ethernet.n cabo microUSB;
  • Uma fonte de alimentação para o Raspberry Pi;
  • Um cartão SD de pelo menos 4 GB, onde o Raspbian deve estar instalado;
  • Um cabo de depuração USB.

Quando tivermos tudo conectado ao Raspberry Pi, precisamos fazer o download do programa TOR no Raspbian e modificar alguns parâmetros desse programa para se adequar à nossa casa.

Com todos os equipamentos em mãos, basta seguir o guia de instalação da Adafruit e ligar ao Raspberry Pi. Então, não é necessário comprá-lo, pois podemos construí-lo por muito pouco dinheiro. Depois, basta conectar ao Wifi daquela rela rede que construímos, sem maiores problemas.

Tor para Android

Para quem está interessado em mais opções de privacidade no seu telefone, uma ótima notícia. O Tor Project anunciou o lançamento da primeira versão estável do Tor Browser para Android após a pré-visualização pública que chegou no ano passado.

A versão Android do TOR Browser é baseada na mesma abordagem do original. Portanto, ele deve bloquear os rastreadores, manter os usuários protegidos contra vigilância, resistir a impressões digitais e manter um alto nível de privacidade usando sistemas avançados como criptografia multicamadas.

Fonte: Derecho de la Red

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile