Criptografia de ponta a ponta é inserida nos grupos do Facebook Messenger

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A Meta (antigo Facebook) já inseriu a criptografia de ponta a ponta (E2EE) em muitos dos seus serviços. Mas, a meta da empresa é tornar essa tecnologia ainda mais ampla. A Meta, mesmo que a passos curtos, está dando aos usuários do Facebook Messenger e Instagram uma comunicação mais segura, com a criptografia de ponta a ponta por padrão.

Meta implementa criptografia E2EE nos grupos do Facebook Messenger

Como já dissemos, mesmo que muito lentamente, a Meta está disponibilizando ainda mais segurança para os usuários das suas redes sociais. A empresa continuará dando pequenos passos no fornecimento de E2EE, inclusive para grupos no Facebook Messenger.

A implementação de criptografia de ponta a ponta nos grupos do Facebook Messenger iniciou no final da semana passada e, certamente já deve ter atingido muitos usuários. Um pequeno passo da empresa para somar na criptografia E2EE em seus serviços.

Messenger e a criptografia de ponta a ponta

A Meta está disponibilizando oficialmente a criptografia em bate-papos e chamadas em grupo, tanto de vídeo quanto de voz. Os testes dessa nova implementação iniciaram ainda no ano passado e, agora, a empresa decidiu que o recurso estava pronto para ser entregue a todos.

Os bate-papos e chamadas individuais até este ponto estavam disponíveis criptografados no modo de conversa secreta. No entanto, agora está disponível em qualquer conversa ou chamada que você tiver nos grupos em que está inserido na plataforma.

criptografia-de-ponta-a-ponta-e-inserida-nos-grupos-do-facebook-messenger

Se você usar mensagens que desaparecem no Messenger, também receberá notificações se um destinatário fizer uma captura de tela da conversa, assim como no modo de desaparecimento. No entanto, o lançamento levará algumas semanas. Esse recurso já é amplamente utilizado no Instagram e, é excelente para quem quer manter a privacidade. Com ele, inclusive, dá pra ter uma noção se você pode confiar ou não em um determinado contato.

Antigone Davis, chefe global de segurança da Meta, escreveu no The Sunday Telegraph em novembro que a empresa está demorando para acertar as coisas e que não tornará a criptografia de ponta a ponta padrão em suas plataformas de mensagens até “em algum momento em 2023.”

A criptografia de ponta a ponta por padrão em todos os serviços da Meta, deve demorar para ser completa. No entanto, pelo menos, a empresa tem dado pequenas dose dessa tecnologia, implementando em um serviço ou outro.

Infelizmente, o WhatsApp continua sendo a única plataforma de propriedade da Meta com E2EE, padrão.

Via: AndroidPolice

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.