Notícias

12/11/2021 às 14:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Criptografia E2EE chega às chamadas do Google Fi

As chamadas telefônicas dos usuários do Fi agora contam com criptografia de ponta a ponta

Criptografia E2EE chega às chamadas do Google Fi

As chamadas com criptografia de ponta a ponta (E2EE) acabam de chegar ao Google Fi. O serviço, lançado em 2015, oferece chamadas, SMS e serviços de dados por meio de redes operadas pela T-Mobile e US Cellular nos EUA.


O Google Fi tem seu diferencial em relação aos demais serviços. No entanto, é, basicamente, mais serviço de operadora móvel. E, agora, ele conta com a criptografia de ponta a ponta para chamadas telefônicas para outros usuários do Fi.

A criptografia ponta a ponta garante que as conversas permaneçam criptografadas desde o momento em que saem do smartphone até quando chegam na outra ponta, literalmente de ponta a ponta. Além disso, não há descriptografia do lado do servidor, o que significa que os dados não podem ser coletados no meio dos servidores que transmitem suas mensagens.

Assim, a tecnologia garante total sigilo nas suas comunicações. Sua privacidade é preservada e você pode conversar de maneira segura com todos os seus contatos, sem se preocupar se alguém está tendo acesso a isso.

Google Fi: Criptografia de ponta a ponta nas chamadas é uma realidade

criptografia-e2ee-chega-as-chamadas-do-google-fi
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

A criptografia de ponta a ponta é um ponto de venda de muitos aplicativos de mensagens de texto como o Signal, por exemplo, pois é um passo importante para garantir a privacidade de um usuário, e o Google é um dos primeiros a oferecê-la em chamadas telefônicas.

A empresa afirma que as mensagens SMS enviadas pela rede ainda não são criptografadas de ponta a ponta, mas incentiva os usuários a verificar o Google Mensagens, que tem criptografia de ponta a ponta ao usar Rich Communication Services (RCS).

Os usuários poderão ver se estão em uma chamada criptografada de ponta a ponta no discador, mas também ouvirão um tom de toque exclusivo antes de serem conectados. As chamadas serão criptografadas de ponta a ponta por padrão, embora haja algumas limitações.

O novo recurso requer uma conexão de celular ou Wi-Fi e não funciona com dispositivos que não sejam de telefone, como um computador, por exemplo. Além disso, ele também não funcionará para chamadas em grupo com mais de três participantes, e os detalhes da chamada, como duração, números de telefone, horário e correios de voz não são criptografados.

Infelizmente, também não há opção para desativar a criptografia de ponta a ponta e ela será ativada automaticamente, desde que você e a outra pessoa estejam em smartphones Android no Fi. Mas, se você preza pela privacidade, com certeza, esse não é um ponto ruim.

Via: XDA-Developers

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.