CudaText, um poderoso e amigável editor de código OpenSource

A programação é uma área cada vez mais desenvolvida entre os usuários. Todos os dias há mais pessoas que trabalham com programação e faz parte do futuro que nos espera. Por esse motivo, mostramos um programa que pode ser muito útil para programadores que usam vários tipos de códigos. O CudaText é um editor de texto multiplataforma gratuito, ideal para muitos usuários que estão entrando no mundo da programação ou usuários avançados que procuram um design simples, mas com recursos bastante úteis. Portanto, conheça o CudaText, um poderoso e amigável editor de código OpenSource.

Os principais recursos oferecidos por este editor de texto de plataforma cruzada são os seguintes:

  • Destaque de sintaxe para mais de 180 idiomas.
  • Código dobrável
  • Configurações de formato JSON.
  • Visualização dividida em 2, 3, 4 ou 6 grupos de guias.
  • Mini mapa e micromap.
  • Teclas de atalho personalizáveis.
  • Visualizador binário e hexadecimal para arquivos de tamanho ilimitado (pode exibir registros de até 10 GB).

Recursos para codificação com HTML/CSS :

  • Preenchimento automático inteligente para HTML, CSS.
  • Finalização de tags HTML com tecla Tab.
  • Mostre imagens no editor em jpeg, png, gif, bmp e ico.
  • Mostre informações sobre as ferramentas deixando o cursor sobre a imagem, entidade ou rótulo de valor da cor.

Funcionamento do CudaText, um poderoso e amigável editor de código OpenSource

CudaText é uma ferramenta bastante simples de usar e fácil de adaptar. Sendo uma ferramenta gratuita, temos a possibilidade de experimentá-la e/ou modificá-la ao nosso gosto, pois é de código aberto. Quando abrimos o programa e inserimos um código, neste caso o HTML, ele será exibido assim.

Programa CudaText

Como podemos ver, temos uma interface simples, que não possui um manuseio difícil e pode até ser intuitiva para muitos. Na primeira opção, encontramos a estrutura do nosso código HTML, na qual podemos visualizar perfeitamente como o organizamos. É útil para o desenvolvimento de códigos grandes e a localização de alguma seção dentro de uma estrutura.

Estrutura

Como segunda opção, outra janela será exibida na qual podemos organizar nosso código e suas páginas em pastas ou projetos. Dessa forma, teremos uma boa organização e ideal para grandes projetos com várias páginas de código.

Crie pastas

Temos um painel “Snippet” muito completo, com diferentes funções disponíveis, como a introdução de caracteres especiais ou setas, entre outras, em uma lista suspensa que é mostrada abaixo e que podemos acessar a partir do botão ou seção

Snippet CudaText

Quando estamos desenvolvendo várias páginas de HTML ou qualquer outro código, pode ser um pouco complicado organizá-las. Portanto, temos a opção de procurar as janelas que abrimos e que temos fácil acesso a elas.

Cuda windows

Também podemos procurar partes do código ou texto de uma maneira simples com a ferramenta de pesquisa que temos no painel. Com ele, salvaremos a pesquisa de um determinado pedaço de texto que pode estar oculto entre os grandes desenvolvimentos de código.

pesquisar

Histórico

Abaixo, temos uma janela na qual podemos visualizar o histórico de ações que realizamos com o projeto. Com isso, podemos validar se tudo o que fizemos está correto ou localizar a localização de um projeto entre outras opções.

Cudatext

Quando clicamos com o botão direito do mouse no editor de código, temos as opções para voltar ou avançar, copiar, colar, cortar ou excluir, entre outras. Portanto, se tivermos uma estrutura criada e precisarmos dela, teremos apenas que selecionar e copiar / colar o código.

Clique com o botão direito

Quando compilamos um projeto, e se ele nos diz que há um erro de desenvolvimento na linha «13», por exemplo, podemos acessar a pesquisa de linhas «Ir para» pressionando Ctrl + G ou indo para a seção de edição « Vá para a linha … » E o que será mostrado na imagem a seguir será exibido.

Linha de pesquisa.

Em geral, é um editor de texto multiplataforma simples, mas ao mesmo tempo possui todas as principais ferramentas de desenvolvimento. Também podemos incluir complementos que adicionam muito mais funções.

Quem quiser este programa, deve ao seu site do CudaText: Download.

 

Artigos recentes

Artigos relacionados