in

CutiePi, o tablet Raspberry Pi mais fino do mundo, está disponível para pré-venda

O CutiePi utiliza uma interface de usuário móvel altamente otimizada.

Samsung está trabalhando num telefone Galaxy com uma bateria enorme
CutiePi, um tablet Raspberry Pi. Documentos mostram que a Samsung está trabalhando em um novo telefone Galaxy com uma bateria enorme, cuja capacidade se aproxima da de um tablet. Imagem: Divulgação.

O tablet CutiePi foi lançado como o tablet Raspberry Pi mais fino do mundo e promete ser totalmente open source, ultra portátil e incrivelmente intuitivo (apelidado por seu criador como o primeiro tablet Raspberry Pi verdadeiramente utilizável). Phoebus Torralba disse:

Como nos importamos, projetamos nosso próprio hardware. E porque somos legais e nos importamos ainda mais, tornamos tudo aberto.

O CutiePi é alimentado por uma placa de código aberto personalizada, baseada no Raspberry Pi Compute Module 3+ Lite com 1 GB de RAM, que usa o mesmo SoC que o Raspberry Pi 3 Model B+.

O CutiePi usa uma tela LCD IPS de 8 polegadas que possui uma resolução de 1280 x 800 e uma alça que pode ser usada para transportar o tablet e fazê-lo ficar de pé:

CutiePi, o tablet Raspberry Pi mais fino do mundo, está disponível para pré-venda
Imagem: Divulgação.

CutiePi, o tablet Raspberry Pi mais fino do mundo, está disponível para pré-venda

O CutiePi vem com:

  • uma bateria de 5000 mAh Li-Po (até 5 horas em stand-by);
  • um perfil de 12 mm com as seguintes dimensões: 213 (L) x 134 (A) mm;
  • peso: 360 g;
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n;
  • Bluetooth 4.0;
  • seis pinos GPIO;
  • uma porta USB tipo A e uma porta USB tipo C para carregamento;
  • uma porta micro HDMI;
  • um slot microSD.

Além disso, o CutiePi utiliza uma interface de usuário móvel altamente otimizada, construída usando a estrutura de aplicativos de código-fonte aberto Qt (chamada shell CutiePi) baseada no Raspbian. A interface do usuário oferece a capacidade de fazer tudo o que estão fazendo em qualquer outro tablet e muito mais. Por exemplo, você pode fazer coisas básicas, como conectar-se a um Wi-Fi, fazer login em sites e também coisas avançadas, como executar comandos em um terminal.

Por enquanto, o tablet vem com um conjunto de aplicativos integrados projetados para uma tela sensível ao toque, mas futuras atualizações adicionarão suporte para desktop e aplicativos do Raspberry Pi OS via XWayland. Se você quiser vê-lo em ação, confira o vídeo:

Enfim, você pode encomendar o tablet CutiePi agora mesmo no site Kickstarter a partir de US$ 169,00. Além disso, se a campanha de crowdfunding for bem-sucedida, o CutiePi deverá ser enviado aos patrocinadores no quarto trimestre de 2020.

Fonte: 9to5Linux

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.