Notícias

05/04/2021 às 15:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Dados vazados do Facebook: Verifique se suas informações foram expostas

Dados vazados do Facebook: Verifique se suas informações foram expostas

Mais de 533 milhões de pessoas tiveram dados vazados o Facebook. Assim, o serviço de notificação de violação de dados Have I Been Pwned agora pode ser usado para verificar se suas informações pessoais foram expostas nesse vazamento de dados.


Há dois dias, um ator de ameaças  divulgou as informações pessoais de exatamente 533.313.128 usuários do Facebook  em um fórum de hackers, incluindo números de celular, nome, sexo, localização, status de relacionamento, ocupação, data de nascimento e endereços de e-mail.

Um bug no recurso “Adicionar Amigo” no Facebook teria aberto o caminho para o vazamento dos dados dos usuários da rede social ainda em 2019. O Facebook fechou essa vulnerabilidade logo depois que ela foi descoberta, mas os atores da ameaça continuaram a circular os dados até que eles foram finalmente liberados praticamente de graça ($ 2,19 – algo em torno de R$ 12,00). 

Desde então, Troy Hunt  adicionou os dados vazados a seu  serviço de notificação de violação de dados Have I Been Pwned (tradução: Eu fui sacaneado) para ajudar os usuários a determinar se os dados de um membro do Facebook foram expostos no vazamento.

Verifique se suas informações foram expostas nesses dados vazados do Facebook

Para aqueles que não estão familiarizados com o Have I Been Pwned, é um excelente recurso que indexa dados expostos em violações de dados para que os usuários possam inserir seu endereço de e-mail e listar as violações de dados que expuseram seus dados, por exemplo.

Para verificar se o vazamento do Facebook incluiu seu endereço de e-mail, você pode visitar Have I Been Pwned e inserir seu endereço de e-mail no campo de pesquisa. Depois de clicar no botão “pwned?” botão, uma lista de todas as violações de dados que o e-mail foi exposto será exibida. Vale lembrar que, a página está em inglês. No entanto, a maioria dos navegadores permitem a tradução instantânea da página. Basta usar este recurso.

Por exemplo, abaixo, o pessoa do Bleeping Computer realizaou a pesquisa usando um endereço de e-mail conhecido por ter sido exposto no vazamento do Facebook. O resultado pode ser acompanhado na imagem. O Have I Been Pwned relata que o e-mail foi encontrado nos dados do Facebook divulgados há dois dias.

dados-vazados-do-facebook-verifique-se-suas-informacoes-foram-expostas
Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Infelizmente, o campo de identificação de usuário mais comum no vazamento do Facebook são os números de telefone. No entanto, apenas 2,5 milhões dos 533 milhões de registros de membros do Facebook também incluíam um endereço de e-mail.

Devido a isso, se você pesquisar seu endereço de e-mail e Have I Been Pwned não retornar um resultado correspondente, você ainda pode fazer parte do vazamento, por exemplo. Inclusive, Troy tweetou que está investigando como os usuários podem inserir números de telefone para ver se eles foram expostos no vazamento do Facebook.

“Esses são os endereços de e-mail carregados”, Hunt tuitou ontem. “Ainda estou pensando no que fazer com os números de telefone.”

Com informações de: Bleeping Computer

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.