Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

15/09/2021 às 17:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Darktable 3.6.1 melhora o suporte da câmera e corrige bugs

Darktable 3.6.1 melhora o suporte da câmera e corrige bugs

O novo Darktable 3.6.1 foi lançado hoje como a primeira atualização de manutenção para a série Darktable 3.6. Este é um poderoso e exclusivo editor de imagens RAW de código aberto, multiplataforma e gratuito. A série do Darktable 3.6 foi lançada no último m?s de julho e, portanto, recebe suas primeiras correções neste momento. O Darktable 3.6 chegou como uma versão principal que introduziu vários novos recursos e melhorias, e agora, Darktable 3.6.1 está aqui como o primeiro lançamento pontual para corrigir alguns problemas desagradáveis ??e também adicionar suporte para novas câmeras digitais.

Em primeiro lugar, Darktable 3.6.1 adiciona suporte básico para Leica C-Lux (3: 2), Nikon D6 (compactado de 12 bits, descompactado de 12 bits, compactado de 14 bits e descompactado de 14 bits), Nikon Z fc ( 12 bits compactados e 14 bits compactados), câmeras Sony Alpha 7R III (ILCE-7RM3A) e Sony Alpha 7R IV (ILCE-7RM4A). Em segundo lugar, ele apresenta um perfil de ruído para a câmera Ricoh GR III.

Quanto às correções de bugs, esta versão melhora a consistência entre o caminho da CPU e GPU no módulo de calibração de cores, aborda um pequeno problema de IU no módulo duplicado, melhora a função de expansão do módulo no painel de acesso rápido ao ativar ou desativar um módulo e correções uma falha que pode ocorrer no módulo de calibração de cores.

Darktable 3.6.1 melhora o suporte da câmera e corrige bugs

Darktable 3.6.1 melhora o suporte da câmera e  corrige bugs

Também foi corrigido um possível problema encontrado no código não linear do OpenCL Bradford na funcionalidade de calibração de cores, que poderia levar à renderização incorreta da cor, uma falha que ocorre ao renomear uma máscara desenhada, um problema que afeta a renderização do seletor de cores dica de ferramenta, bem como a variável de nome de arquivo usada ao importar novas imagens e alguns vazamentos de memória.

Por último, o Darktable 3.6.1 aborda um possível problema na biblioteca Exiv2 que poderia ocorrer ao tentar escrever strings vazias e corrige o botão por escala no módulo de exportação. 

Correções de bugs

  • Expande o módulo de correção no painel de acesso rápido ao ativar e desativar o módulo.
  • Corrige uma possível falha no módulo de calibração de cores.
  • Corrige uma inconsistência entre o caminho da CPU e GPU no módulo de calibração de cores.
  • Também corrige possível problema no código não linear OpenCL Bradford na calibração de cores que leva à renderização de cores incorreta.
  • Corrige o manuseio e a codificação de caminhos do Windows.
  • Corrige o possível problema no exiv2 ao tentar escrever strings vazias.
  • Botão de correção por escala no módulo de exportação.
  • Corrige falha ao renomear uma máscara desenhada.
  • Pequena correção de IU em módulo duplicado.
  • Corrige a possível renderização errada da
    dica de ferramenta do seletor de cores . (solução alternativa para um possível problema Gtk).
  • Corrige a variável de nome de arquivo usada ao importar novas imagens.
  • Fixe o perfil de ruído para RICOH GR III.
  • Corrige alguns vazamentos de memória.

Para mais detalhes, você pode verificar o changelog completo na página GitHub do projeto , de onde você também pode baixar o tarball do código-fonte. O pacote Flatpak deve ser atualizado em breve no Flathub.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.