Darktable 3.8.1 lançado com ferramenta de recuperação mais rápida

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Darktable 3.8.1 acaba de ser lançado cheio de novos recursos e correções de problemas. Como aponta a numeração, esta é a primeira atualização da série do darktable 3.8, um editor de imagens RAW de código aberto, gratuito e multiplataforma. Portanto, o programa está disponível para plataformas GNU/Linux, macOS e Windows. Assim, o Darktable 3.8.1 foi lançado um mês e meio após a versão 3.8, com uma nova ferramenta de recuperação mais rápida e novos perfis de ruído, além de muitas correções de bugs.

Sendo assim, o darktable 3.8.1:

  • acelera a ferramenta de aperfeiçoamento do retoque usando melhor paralelismo;
  • adiciona perfis de ruído para as câmeras digitais Canon EOS D60 e Samsung NX1000;
  • adiciona suporte para os idiomas espanhol e holandês para a documentação;
  • e corrige vários bugs.

O Darktable 3.8.1 também adiciona uma grande mensagem vermelha que avisará os usuários quando suas câmeras digitais tiverem amostras ausentes, que você pode enviar em https://raw.pixls.us/. Além disso, esta versão pontual adiciona novamente o suporte para as câmeras que desapareceram na versão 3.8, mas apenas por um curto período de tempo.

Se você vir essa mensagem, isso significa que sua câmera está faltando amostras. Se você não fizer nada, o suporte será removido definitivamente no próximo grande lançamento da darktable, explicaram os desenvolvedores.

Além disso, o darktable 3.8.1:

Darktable 3.8.1 lançado com ferramenta de recuperação mais rápida
Darktable 3.8.1 lançado com ferramenta de recuperação mais rápida
  • melhora o manuseio de perfis iluminantes DNG desconhecidos;
  • adiciona substituições de variáveis ausentes na lista exibida;
  • restaura o atalho de teclado para criar uma duplicata virgem na visualização Lighttable;
  • e adiciona uma opção para inserir o novo nome da instância do módulo automaticamente ao duplicar uma predefinição.

Darktable 3.8.1 lançado com ferramenta de recuperação mais rápida

A GUI para as ações de copiar/colar para itens de histórico recebeu uma grande reformulação, assim como os itens de histórico nas dicas de ferramentas em miniatura. Além disso, esta versão adiciona um layout melhor para a estrela e ícones rejeitados. Da mesma forma, permite predefinições no módulo de marcação para anexar as tags em vez de substituí-las.

Como mencionado anteriormente, muitos bugs receberam correção. Isso deve melhorar a funcionalidade geral do darktable. Neste contexto, estão incluídas:

  • a importação de compartilhamentos SMB montados usando gvfs, gravação de metadados XMP no formato AVIF;
  • suporte a demosaicer com drivers AMD OpenCL;
  • manipulação de fontes de círculo/elipse no módulo de retoque e muito mais.

Confira as notas de lançamento completas para mais detalhes sobre as mudanças incluídas no darktable 3.8.1. Além disso, você pode baixar o programa agora mesmo na página do projeto no GitHub ou no site oficial.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.