Darktable 3.8 lançado é alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom

Acaba de ser lançado o novo Darktable 3.8 como uma alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom. A chegada da nova versão do programa é bem a tempo de lidar com as fotos de férias. Assim, o Darktable 3.8 é lançado como a atualização de recurso mais recente para este software de pós-produção de fotografia RAW de código aberto.

Como está se tornando a norma agora, todos os novos recursos estão totalmente documentados na versão mais recente do manual do usuário. Também adicionamos uma nova seção introdutória para atuar como um guia para novos usuários e aqueles não familiarizados com o fluxo de trabalho relacionado à cena.

Então, o Darktable 3.8 teve quase quatro mil commits desde o lançamento do recurso v3.6 anterior, com mais cerca de 265 problemas fechados e mais de 500 solicitações pull.

Ao atualizar da série 3.6.x atualmente estável, tenha em mente que suas edições serão preservadas durante este processo, mas a nova biblioteca e configuração não serão mais utilizáveis ??com 3.6.x. É altamente recomendável fazer um backup primeiro.

Darktable 3.8 lançado é alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom

Darktable 3.8 lançado é alternativa de código aberto ao Adobe Lightroom

Darktable 3.8 retrabalha seu sistema de atalhos de teclado para agora oferecer suporte a controladores de jogo e dispositivos MIDI para ações de Darktable. Este novo sistema de atalho é muito mais extensível do que a implementação anterior. Darktable 3.8 também traz um novo módulo de difusão ou nitidez, um novo módulo de desfoque referido à cena, suporte para várias imagens na visualização de impressão, suporte para o formato Cannon RAW CR3 agora é compatível, melhorias na ferramenta de verificação de perfil de cores e muito mais.

Há também muitas correções de bugs, atualizando sua integração Lua e uma grande variedade de novas câmeras da Canon, Sony, Leica, Ricoh e outras agora suportadas pelo Darktable, além de sua vasta gama de câmeras já suportadas.

Algumas mudanças

  • O sistema de atalho do teclado foi totalmente reformulado e estendido para permitir que você
    controle a darktable com outros dispositivos, por exemplo, dispositivos MIDI
    e controladores de jogo. Atalhos de teclado/mouse padrão agora podem fazer uso
    de movimentos do mouse (horizontal, vertical, diagonal), bem como vários
    botões/pressionamentos de teclas e pressionamentos/cliques curtos ou longos.Observe que todos os atalhos que você criou anteriormente não são transferidos
    para a nova funcionalidade e precisam ser redefinidos na darktable 3.8.
  • Novo módulo de difusão ou nitidez, permitindo simular ou reverter
    processos de difusão para reconstruir imagens de desfoque de lente, embaçamento,
    filtro passa-baixa do sensor ou ruído. Também pode ser usado para simular
    manchas de aquarela, aumentar o contraste local, simular florescer ou
    aplicar desfocagem de superfície. Regras especiais podem ser definidas para
    difundir especificamente através ou ao longo das bordas, bem como para evitar
    aumentá-las ou embaçá-las.
  • Novo módulo de desfoque referido à cena, para sintetizar desfoque de movimento e lente de uma forma paramétrica
    e fisicamente precisa. Este módulo permite definir o caminho do movimento ou o
    diafragma da lente e, em seguida, gerar o desfoque correspondente.

Downloads e mais detalhes sobre Darktable 3.8 via GitHub para este software de fotografia RAW de código aberto líder que funciona como uma ótima alternativa multi-plataforma para os gostos do Adobe Lightroom.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile