Darktable 4.2.1 traz suporte para novas câmeras

Esta versão também apresenta uma nova maneira de identificar imagens JPEG usando bytes em vez de extensão de arquivo.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Darktable 4.2.1 acaba de sair como o primeiro lançamento pontual do darktable 4.2 de código aberto, plataforma cruzada e editor de imagens RAW gratuito. Além disso, traz suporte para novas câmeras e várias melhorias.

No darktable 4.2.1, os desenvolvedores implementaram uma nova maneira de identificar imagens JPEG usando bytes mágicos em vez de extensões de arquivo para que não acabem em arquivos com extensões inesperadas, uma seção recolhível no módulo sigmoid para que os controles não utilizados em os cenários de processamento padrão estão ocultos por padrão e a capacidade de atribuir atalhos ao estilo de “acesso rápido” e menus predefinidos.

Esta versão também traz algumas pequenas atualizações para sobreposições de imagem na exibição de seleção para que sejam menos intrusivas, honra adequadamente a configuração “ocultar histograma” ao reiniciar o aplicativo e garante que pop-ups amplos sejam exibidos corretamente no mesmo monitor que o widget associado.

Darktable 4.2.1 traz suporte para novas câmeras

Darktable 4.2.1 traz suporte para novas câmeras

Os proprietários de câmeras Fujifilm ficarão felizes em saber que o darktable 4.2.1 apresenta uma refatoração de descompactação massiva para o formato de arquivo RAF RAW da Fujifilm, resultando em até 25% menos tempo de parede, uma correção para níveis de preto/branco do sensor de 16 bits em Fuji GFX100 e Fuji Câmeras GFX100S, melhor decodificação de arquivos RAF compactados e muito grandes, bem como novos perfis de ruído para as câmeras Fujifilm GFX100S, Fujifilm X-H2 e Fujifilm X-H2S.

Novos perfis de ruído também foram adicionados para as câmeras OM System OM-1, Sony Alpha 7S III (ILCE-7SM3), Canon EOS 250D, Canon EOS Kiss X10, Canon EOS Rebel SL3, Canon EOS 200D Mark II e Canon EOS R7.

Suporte base para Canon EOS Kiss X10, Canon EOS Kiss X10i, Leica M9 (DNG), Nikon Z 30 (12 bits compactado e 14 bits compactado), OM System OM-1, OM System OM-5, Panasonic DC-G95D ( 4:3), Panasonic DC-G99D (4:3) e câmeras Ricoh GR IIIx (DNG) também foram adicionadas no darktable 4.2.1.

Claro, vários problemas foram resolvidos nesta atualização para tornar o darktable mais estável e confiável ao editar suas imagens RAW favoritas. Você pode verificar as notas de lançamento para obter mais detalhes e baixar o darktable 4.2.1 do site oficial para sistemas GNU/Linux, macOS ou Windows.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.