in

Debian 10.8 lançado com 45 atualizações de segurança

As imagens da nova versão devem estar disponíveis em breve.

Debian 10.8 lançado com 45 atualizações de segurança

E saiu neste sábado mais uma edição do Debian 10 Buster. O novo Debian 10.8 foi lançado com 45 atualizações de segurança. Sendo assim, esta deve ser uma das últimas versões da série antes da chegada do Debian 11.

O Debian 10.8 fornece as últimas atualizações de versão estável para “Buster” com dezenas de atualizações de pacote em comparação com o 10.7. Ele tem:

  • uma série de correções de bugs, atualizações de segurança para uma vários pacotes diferentes;
  • oferece o pacote Steam mais recente;
  • um pacote de driver gráfico NVIDIA atualizado;
  • dados de fuso horário atualizados;
  • e uma variedade de outras correções e itens de manutenção.

O Debian 10.8 é o projeto que melhorou seus scripts de construção. Assim, permitem que as imagens de lançamento agora sejam construídas “significativamente mais em paralelo”. E, por sua vez, produzam novos lançamentos muito mais rápido do que os lançamentos anteriores. O desenvolvedor Debian Andrew Cater confirmou que “a velocidade embaraçosamente paralela funcionou” na construção das imagens de lançamento do Debian muito mais rápido.

Debian 10.8 lançado com 45 atualizações de segurança

Debian 10.8 lançado com 45 atualizações de segurança

Portanto, o lançamento do Debian GNU/Linux 10.8 traz um total de 45 atualizações de segurança e 56 pacotes com diversas correções de bugs. A nova ISO também inclui a atualização de segurança do kernel Linux recentemente lançada que aborda não menos que 11 vulnerabilidades, bem como um patch para a vulnerabilidade sudo recente.

Todas essas atualizações já estão disponíveis nos repositórios estáveis ??do Debian GNU/Linux 10 “Buster” para usuários existentes, que não precisam baixar o novo lançamento ISO para manter suas instalações atualizadas. Eles só precisam executar o comando em terminal:

sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Observe que o lançamento pontual não constitui uma nova versão do Debian 10, mas apenas atualiza alguns dos pacotes incluídos, disse o comunicado do Projeto Debian. Não há necessidade de jogar fora a  mídia destruidora antiga.

Porém, se você planeja instalar o Debian GNU/Linux 10 “Buster” em novos computadores e não deseja baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação, agora você tem novas imagens ISO para todas as arquiteturas suportadas. Assim, encontraremos 64 bits (amd64), 32 bits (i386), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64el), IBM System z (s390x), MIPS 64 bits Little Endian (mips64el), MIPS 32 bits Little Endian ( mipsel), Armel, ARMhf e AArch64 (arm64). Novas imagens de instalação para todas essas arquiteturas e imagens ao vivo estarão disponíveis para download em breve aqui.

Debian 11 a caminho

Enquanto isso, o Debian 11 está agora sob seu congelamento essencial de construção, enquanto o congelamento suave do novo pacote começa em uma semana e o congelamento total começa em meados de março. O resto do processo de lançamento do Debian 11 ainda precisa de uma melhor definição.

A lista completa de atualizações de pacotes com o Debian 10.8 pode você encontra por meio do anúncio de lançamento de hoje em Debian.org.

Microsoft anuncia a nova experiência de downloads do Microsoft Edge

Microsoft anuncia a nova experiência de downloads do Microsoft Edge

Site de tutoriais Webdev SitePoint divulga violação de dados

Site de tutoriais Webdev SitePoint divulga violação de dados