Debian 10 Buster chega com novos recursos

O primeiro Release Candidate do Debian 10 Buster já saiu.  Assim, não deve tardar para termos a versão final em algumas semanas.Porém, não há uma data definida de lançamento para o Debian 10 Buster. Por que? Ao contrário de outras distribuições, o Debian não faz lançamentos baseados em tempo. Em vez disso, ele se concentra na correção de bugs críticos. Bugs críticos são problemas de segurança CVE ou outras questões críticas que impedem o lançamento do Debian.

O Debian tem quatro partes em seu arquivo, chamadas Main, contrib, non-free e opcionais. Dos quatro, os desenvolvedores e gerentes de lançamento do Debian estão mais preocupados com o Main. Ele é a base da distro e, assim, precisa ser estável. Portanto, eles garantem que não haja problemas funcionais ou de segurança importantes.

Isto é necessário porque o Debian é usado como um servidor em muitos ambientes diferentes e as pessoas passaram a depender do Debian. Da mesma forma, eles também olham para os ciclos de atualização para verem quebras. Assim, sempre procuram pessoas para testar e ver se algo quebra ao atualizar. O intuito é informar o Debian sobre o mesmo.

O que há de novo no lançamento do Debian 10 Buster

Aqui estão algumas mudanças visuais do próximo lançamento principal do Debian.

Novo tema e papel de parede

Tema FuturePrototype do Debian Buster

O tema Debian para o Buster é chamado FuturePrototype e pode ser visto clicando no link.

1. GNOME Desktop 3.30

A área de trabalho GNOME que estava em 1.3.22 no Debian Stretch é atualizada para 1.3.30 no Buster. Alguns dos novos pacotes incluídos nesta versão desktop GNOME são gnome-todo, em vez de rastreador-gui, dependência gstreamer1.0-packagekit para que haja a instalação codec automático para a reprodução de filmes etc. O grande movimento tem sido todos os pacotes que estão sendo movidas de libgtk2 + para libgtk3 +.

2. Linux Kernel 4.19.0-4

O Debian usa versões LTS Kernel, então você pode esperar um suporte de hardware muito melhor e um longo ciclo de manutenção e suporte de 5 anos do Debian. Do kernel 4.9.0.3 chegamos a 4.19.0-4.

$ uname -r
4.19.0-4-amd64

3. OpenJDK 11.0

Por muito tempo o Debian ficou preso no OpenJDK 8.0. Agora no Debian Buster houve mudança para o OpenJDK 11.0 e temos uma equipe que cuidará de novas versões.

4. AppArmor Enabled by Default

No Debian Buster, o AppArmor será habilitado por padrão. Embora isso seja uma coisa boa, os administradores de sistema devem ter o cuidado de ativar os comandos corretos. Este é apenas o primeiro passo e precisaria corrigir provavelmente muitos scripts para ser tão útil quanto previsto para o usuário.

5. Nodejs 10.15.2

Durante muito tempo o Debian tinha o Nodejs 4.8 no repositório. Neste ciclo, o Debian mudou para o Nodejs 10.15.2. Na verdade, o Debian Buster possui muitas bibliotecas de javascript, como o yarnpkg (uma alternativa npm) e muitas outras.

É claro, você pode instalar os Nodejs mais recentes no Debian a partir do repositório do projeto, mas é bom ver uma versão mais nova no repositório do Debian.

6. NFtables substitui iptables

O Debian Buster fornece nftables como uma substituição completa do iptables, o que significa uma sintaxe melhor e mais fácil, melhor suporte para firewalls ipv4-v6 de pilha dupla e muito mais.

7. Suporte para muitos painéis ARM 64 e ARMHF SBC.

Tem havido um fluxo constante de novas placas SBC que o Debian está suportando. As últimas entre estas são pine64_plus;

Há suporte para:

8. O Python 2 está morto, viva o Python 3

 

O Python 2 será suspenso em 1º de janeiro de 2020 por python.org. Então, uma mudança para a versão 3 deve ocorrer já no lançamento do Buster ou em um release futuro, mas isso é iminente. Assim, os desenvolvedores de Python são encorajados a mover sua base de código para ser compatível com o Python 3. Até o momento, tanto o python2 quanto o python3 são suportados no Debian Buster.

9. Mailman 3

O Mailman3 está finalmente disponível no Debian. O Mailman foi subdividido em componentes. Para instalar a pilha inteira, instale o mailman3-full para obter todos os componentes.

10. Quaisquer bases de dados existentes do Postgresql usadas precisarão ser reindexadas

Devido às atualizações nos dados de código de idiomas da glibc, a maneira como as informações são classificadas nos índices de texto será alterada.  Portanto, seria benéfico reindexar para que não ocorra corrupção de dados no futuro próximo.

11. Bash 5.0 por padrão

Você provavelmente já conhece os novos recursos do Bash 5.0. Assim, esta versão já está no Debian.

12. Implementação Debian /usr/merge

Um excelente primer freedesktop sobre o que o /usr/merge traz já é compartilhado. Algumas coisas devem ser observadas, porém. Enquanto o Debian gostaria de fazer toda a transição, existe a possibilidade de que, devido a circunstâncias imprevistas, alguns binários podem não estar em posição de fazer a mudança. Um ponto a notar, no entanto, /var e /etc/ serão deixados em paz, para que as pessoas que estão usando contêineres ou nuvem não precisem se preocupar muito 🙂

13. Suporte de inicialização segura

Com o Buster RC1, o Debian agora tem suporte para inicialização segura. O que significa que as máquinas que têm o bit de inicialização segura ligado na máquina devem ser capazes de instalar facilmente o Debian em tais máquinas. Não há necessidade de desativar ou contornar a inicialização segura 🙂

14. Instaladorlive do Calameres para imagens do Debian-Live

Para o Debian Buster, Debian Live, o Debian apresenta o Instalador do Calameres em vez do instalador do debian-old. Embora o instalador do Debian tenha muitos recursos além do Calameres, para os novatos, o Calameres fornece uma nova alternativa para instalar do que o debian-installer. Algumas capturas de tela do processo de instalação.

Como pode ser visto, é muito fácil instalar o Debian com o Calamares. São apenas 5 estágios e você pode ter o Debian instalado no seu final.

Baixar Debian 10 Live Images (apenas para teste)

Não o use em máquinas de produção ainda. Experimente em uma máquina de teste ou uma máquina virtual.

Você pode obter imagens Debian de 64 bits e 32 bits a partir do diretório Debian Live.

Se você fizer upgrade de arquivos existentes e algo quebrar, veja se ele é reportado no pacote psuedo do upgrade-reports usando o reportbug com o qual você viu o problema. Se o bug não tiver sido informado no pacote, informe-o e compartilhe o máximo de informações possível.

Portanto, abaixo, veja uma galeria de imagens do novo Debian.

Fonte

Sair da versão mobile