in

Debian 11 “Bullseye” começa fase de soft freeze

Outras fases de congelamento são previstas. Não há uma data final para a chegada da versão estável.

Debian 11 "Bullseye" começa fase de soft freeze

O Carnaval do coronavírus parece que incentivou o pessoal do Linux a trabalhar mais durante este final de semana. Assim, como preparativo para a versão final estável, o Debian 11.0 “Bullseye” está agora na fase denominada soft freeze. Isso ocorre exatamente um mês após começar a outra fase anterior, a build-essentials freeze.

E o que isso significa? Bem, com o início do soft freeze do Debian, todos os uploads para o repositório do Debian devem ser pequenos. Além disso, só é possível obter correções direcionadas, sem novos pacotes-fonte permitidos para a Bullseye. Por outro lado, os pacotes fonte existentes também não podem adicionar ou descartar pacotes binários.

Debian 11 “Bullseye” começa fase de soft freeze

A equipe de lançamento do Debian caracteriza o estado atual do Bullseye como “muito bom”. Entretanto, o desenvolvedor Debian Paul Gevers acrescentou o seguinte:

nosso objetivo é um congelamento recorde. No entanto, nem tudo está bem. Estamos muito preocupados com alguns bugs RC conhecidos que precisam da devida atenção de pessoas responsáveis com os problemas deste tipo. Tudo isso pois há potencial para deixar os sistemas de atualização não inicializáveis e/ou sem um apt funcionando.

Esses bugs que estão causando tamanha preocupação dos desenvolvedores dizem respeito ao libgcrypt e libgcc-s1.

Então, para mais detalhes sobre o novo sistema operacional Debian 11 soft freeze, via a mailing list oficial do projeto.

Próxima fase será o hard freeze

A próxima fase em relação à nova distribuição será o hard freeze. Assim, o Debian 11.0 está definido para começar em 12 de março, portanto, daqui a um mês também. No entanto, a data de congelamento total ainda não foi determinada.

E essas fases são superimportantes. Até também por conta delas, ainda não se sabe exatamente quando o Debian 11.0 estável será lançado. Então, isso só deverá ter alguma definição mais à frente. Assim, está tudo dependendo de como o ciclo se desenrola nos próximos meses. Porém, uma coisa é certa: o Debian 11.0 estável deve ser lançado ainda este ano.

Phoronix

KDE Frameworks 5.79 lançado com melhorias no Dolphin e mais de 300 alterações

KDE Frameworks 5.79 lançado com melhorias no Dolphin e mais de 300 alterações

Escuelas Linux lança versão 6.12 com LibreOffice 7.1

Escuelas Linux lança versão 6.12 com LibreOffice 7.1