Debian 11 Bullseye Installer Release Candidate vem com Linux 5.10 LTS

Debian melhora documentação para informar aos usuários que seus sistemas podem não funcionar sem um firmware não-livre.

O Projeto Debian continua seu trabalho no próximo sistema operacional Debian GNU / Linux 11 “Bullseye”, previsto para meados de 2021. Neste sentido, os desenvolvedores lançaram o primeiro Release Candidate do Instalador Debian para o Debian 11. Assim, a maior novidade do Debian 11 Bullseye Installer Release Candidate é que ele vem com Linux 5.10 LTS.

Esta atualização vem depois de cerca de quatro meses do último marco Alpha, o Release Candidate (RC) do Debian Bullseye Installer está aqui para aumentar o suporte do kernel Linux 5.9 para a série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. Esta deve ser a versão padrão no lançamento do Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” em meados deste ano.

Debian 11 Bullseye Installer Release Candidate vem com Linux 5.10 LTS

Então, essa mudança por si só traz melhor suporte de hardware. Entretanto, o Debian Installer Bullseye Release Candidate também adiciona suporte para vários computadores de placa única, como Banana Pi BPI-M2-Ultra, Banana Pi BPI-M3, Orange Pi One Plus, ROCK Pi 4a, ROCK Pi 4b e ROCK Pi 4c, bem como suporte para o processador Rockchip RK3399 encontrado em vários dispositivos.

Entre outras mudanças que merecem destaque, o Debian Installer gráfico para Debian 11 Bullseye agora está usando a biblioteca libinput para lidar com dispositivos de entrada em compositores Wayland. Por outro lado, fornece um driver de entrada X.Org genérico em vez do driver evdev, que melhora o suporte para touchpads. Do mesmo modo, adiciona suporte para criação de partições em dispositivos UAS USB e adiciona suporte SBAT (Secure Boot Advanced Targeting) no bootloader GRUB2 para melhorar a segurança.

Além disso, o suporte de subvolume mínimo para a partição raiz (/) foi adicionado no partman-btrfs, agora é possível usar o caractere sublinhado no nome de usuário da primeira conta criada durante o processo de instalação e o tema Homeworld criado por Juliette Taka para Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” agora está habilitado por padrão.

Correções e atualizações

Do mesmo modo, estão lá várias correções de bugs. Quem estiver interessado pode consultar o changelog completo aqui. Assim, dá para saber o que exatamente foi alterado ou melhorado neste primeiro Release Candidate do instalador Debian Bullseye.

Se você estiver disposto a tentar, lembre-se de que o modo de recuperação está quebrado no instalador gráfico e que o driver gráfico de código aberto amdgpu é necessário para habilitar o suporte para muitas placas de vídeo AMD. Sendo assim, você pode baixar o Debian Installer Bullseye RC1 agora mesmo do site oficial.

Via 9to5Linux

Sair da versão mobile