Debian 12.3 atrasa devido a um bug de corrupção de dados EXT4 sendo resolvido

Saiba o que ocorreu para este atraso.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

A nova versão do Debian 12.3 atrasa devido a um bug de corrupção de dados EXT4 sendo resolvido. Devido a um patch problemático retroportado do Linux 6.5 causando interferência entre o EXT4 e o código iomap, existe a possibilidade de um bug de corrupção de dados em kernels mais antigos – mais notavelmente lançamentos pontuais recentes do Linux 6.1 LTS que atualmente podem ser encontrados em nomes como Debian 12.

Uma “interação sutil” entre o Iomap e o EXT4 está sendo responsabilizada por esse possível bug de corrupção de dados do sistema de arquivos EXT4, encontrado em versões pontuais do Linux 6.1.64 e 6.1.55. A nova versão pontual do Linux 6.1.66 já reverte o commit problemático.

Debian 12.3 atrasa devido a um bug de corrupção de dados EXT4 sendo resolvido

relatório de bug do Debian sobre o assunto descreve-o como “perda de dados não séria”, portanto deve ser recuperável. Mas o momento era ruim, pois o Debian 12.3 deveria ser lançado com uma compilação de kernel afetada, então agora o Debian 12.3 foi adiado.

Debian 12.3 atrasa devido a um bug de corrupção de dados EXT4 sendo resolvido

Recomenda-se que os usuários do Debian 12 não atualizem seus sistemas até que a imagem do kernel baseada no Linux 6.1.66 seja lançada nos espelhos do Debian em breve.

Essa dor de cabeça de corrupção de dados EXT4 ocorre poucos dias depois que o sistema de arquivos OpenZFS fora da árvore também estava lidando com seu próprio (e não relacionado a este) bug de corrupção de dados.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.