Debian 12.5 “Bookworm” vem com 68 correções de bugs e 42 atualizações de segurança

Esta atualização aborda vulnerabilidades de segurança recentes na Biblioteca GNU C (Glibc), levando ao escalonamento de privilégios locais.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Os usuários do Debian já contam com uma nova atualização que acaba de sair. É que o Debian 12.5 “Bookworm” vem com 68 correções de bugs e 42 atualizações de segurança.

O Projeto Debian anunciou hoje o lançamento e disponibilidade geral do Debian 12.5 como a quarta atualização ISO da mais recente série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”.

Alimentado por um kernel mais recente da série Linux 6.1 LTS, o Debian 12.5 está aqui dois meses depois do Debian 12.4, que substituiu o lançamento do Debian 12.3 que nunca viu a luz do dia devido a um problema no sistema de arquivos EXT4 que levava à corrupção de dados.

O Debian 12.5 fornece àqueles que desejam implantar o sistema operacional Debian Bookworm mais recente em novo hardware com mídia de instalação atualizada, onde você não precisará baixar centenas de atualizações dos repositórios após a instalação.

Debian 12.5 “Bookworm” vem com 68 correções de bugs e 42 atualizações de segurança

“O projeto Debian tem o prazer de anunciar a quarta atualização de sua distribuição estável Debian 12 (codinome bookworm ). Esta versão pontual adiciona principalmente correções para problemas de segurança, juntamente com alguns ajustes para problemas sérios. Os avisos de segurança já foram publicados separadamente e são referenciados quando disponíveis.

Aqueles que instalam atualizações frequentemente do security.debian.org não terão que atualizar muitos pacotes, e a maioria dessas atualizações está incluída no lançamento pontual. Novas imagens de instalação estarão disponíveis em breve nos locais habituais.

Observe que o lançamento pontual não constitui uma nova versão do Debian 12, mas apenas atualiza alguns dos pacotes incluídos. Não há necessidade de jogar fora a mídia antiga do leitor ávido. Após a instalação, os pacotes podem ser atualizados para as versões atuais usando um espelho Debian atualizado.

A atualização de uma instalação existente para esta revisão pode ser feita apontando o sistema de gerenciamento de pacotes para um dos muitos espelhos HTTP do Debian. Uma lista abrangente de espelhos está disponível aqui.”

Correções e onde baixar

Debian 12.5 “Bookworm” vem com 68 correções de bugs e 42 atualizações de segurança

Em números, esta nova versão inclui um total de 68 correções de bugs para diversos pacotes e 42 atualizações de segurança. Detalhes sobre essas correções de segurança e diversos bugs podem ser encontrados na página de anúncio de lançamento. Uma coisa a notar aqui é que esta versão foi corrigida contra as vulnerabilidades recentes da GNU C Library (Glibc).

Imagens de instalação do Debian 12.5 estão disponíveis para download aqui para 64 bits (amd64), 32 bits (i386), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64el), IBM System z (s390x), MIPS 64 bits Little Endian (mips64el) , arquiteturas de hardware MIPS Little Endian (mipsel), MIPS, Armel, ARMhf e AArch64 (arm64) de 32 bits.

As imagens ao vivo do Debian 12.5 estão disponíveis para download aqui apenas para sistemas de 64 bits com os ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.5 LTS, GNOME 43.9, Xfce 4.18, LXQt 1.2, LXDE, Cinnamon 5.6.8 e MATE 1.26 pré-instalados.

Uma imagem NetInstall também está disponível para download para aqueles que desejam instalar o Debian pela rede, bem como uma imagem Padrão que não possui ambiente gráfico para permitir que você personalize totalmente suas instalações do Debian 12 “Bookworm”.

Os usuários existentes do Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” só devem atualizar suas instalações executando os comandos em um emulador de terminal ou console virtual.

Terminal
sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Como de costume, você deve manter seus sistemas sempre atualizados se quiser receber as mais recentes correções de segurança e bugs incluídas nesta nova versão pontual.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.