in

Debian agora funciona em dispositivos móveis!

O futuro do Debian pode ir mais longe, agora também no mundo mobile!

O Debian completou seus 24 anos de existência no dia 16 de agosto, e os planos para o futuro continuam com força total. Uma novidade foi divulgada no DebConf17 que como o nome sugere é a conferência do Debian, que aconteceu no período de 6 a 12 de agosto, em Montreal no Canadá.

Debian em dispositivos móveis como Tablets, Smartphones e computadores portáteis!

Na conferência Debian além do assunto cotidiano, que seria o Debian para Desktop, o assunto também foi o Debian para dispositivos móveis, mais de 50 desenvolvedores fizeram uma reunião para conversar sobre o Debian no mundo mobile. A ideia é que o Debian funcione em tablets, smartphones, em qualquer computador portátil, além do tradicional desktop que todos já conhecemos.

A novidade foi divulgada enfaticamente pelo W. Martin, e detalhe, os desenvolvedores querem que o Debian funcione de verdade, mesmo que seja em distribuições baseadas nele, a ideia é que apenas funcione e nem precisa ser o Debian puro, mas que a base funcione.

Esse trabalho colaborativo é uma das marcas do Debian, alguns projetos estão focados em enaltecer somente a marca principal, já neste caso, o que importa mesmo é que a base Debian funcione como o esperado, então, pela filosofia do Debian os dispositivos móveis com toda certeza terão uma base estável e muito bem testada, mas ainda há fatores que podem gerar instabilidade, como por exemplo, ambientes ou modificações pelas comunidades, isso vem sendo discutido e em breve deve surgir um sistema móvel sólido, seguro e sem tantos erros.

Quais dispositivos móveis suportam o Debian atualmente?

 

Atualmente o suporte satisfatório do Debian para dispositivos móveis só é garantido em alguns modelos, como o PocketCHIP, Pyra, ZeroPhone e o Samsung Galaxy S Relay 4G sendo este último a novidade no DebConf17. Existem muitos outros aparelhos que já estão sendo testados, entre os fabricantes mais conhecidos no Brasil podemos citar Nokia, Samsung e Motorola.

debian-dispositivos-móveis-raspbian-raspberry-tablet-smartphone

Da lista que passamos acima os principais não são tão conhecidos. O PocketCHIP é um computador de mão que possui Wi-fi, Bluetooth, USB e teclado e ele já roda o Debian 8 ou Debian 9 sem nenhum problema. O outro é o Pyra que é um pouco mais popular dentro do projeto Debian, este é mais moderno conta com uma tela sensível ao toque, teclado Wi-fi, cartões SD, várias portas USB, GPS, bússola digital de 6 eixos e há uma versão em paralelo que suporta o uso como smartphone.

Já o ZeroPHONE como o nome já sugere é um smartphone que foi desenvolvido com o Raspberry Pi Zero, ele conta com uma pequena tela, Wi-fi, microfone e um teclado clássico, nele é usado o Raspbian que é o sistema operacional da Raspberry Pi Foundation.

Parabéns a Comunidade Debian pelo avanço e pelo excelente trabalho de sempre!

Se você preferir, também fizemos um post ensinando a como instalar o Raspbian Linux no Raspberry Pi. Usuários do Windows que não sabem como fazer download de música ou vídeo para os dispositivos móveis podem usar esse programa.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

perspectiva isométrica

Como criar uma árvore com perspectiva isométrica no Inkscape

Canonical lança a Ubuntu Dock no Ubuntu 17.10