Debian APT 2.6 tem atualizações para manipulação de firmware não-livre

Veja as novidades em relação a este recurso que deve fazer parte da distribuição Linux.

O novo Debian APT 2.6 tem atualizações para manipulação de firmware não-livre. O anúncio partiu dos desenvolvedores da distribuição Linux. Os desenvolvedores Debian lançaram o APT 2.6 como a versão mais recente deste gerenciador de pacotes que será lançado como parte do próximo lançamento do Debian 12 “Bookworm”.

O APT 2.6 incorpora mudanças para lidar com “firmware não-livre” após a votação do Debian no ano passado para lidar melhor com firmware não-livre em sua distribuição Linux. Isso inclui avançar que os pacotes de firmware não livres sejam incluídos na mídia oficial, os binários de firmware não livres serão ativados por padrão quando determinados que são necessários e a possibilidade de os usuários desativarem isso na inicialização.

Debian APT 2.6 tem atualizações para manipulação de firmware não-livre

Essas mudanças estão sendo feitas para melhor suportar o Debian em diferentes hardwares, com firmware não livre, muitas vezes sendo necessário de GPUs para adaptadores WiFi para o suporte ao driver de código aberto funcionar, atualizações de microcódigo de CPU de código fechado, muitas vezes fornecendo correções de segurança etc.

Tema do banner Debian 12.

Indo junto com o Instalador Debian atualizado para lidar com firmware não-livre, a versão APT 2.6 tem suas atualizações em torno desta seção de firmware não-livre.

Detalhes sobre essas mudanças de APT de firmware não-livre e outras atualizações do gerenciador de pacotes que estão sendo feitas com o Debian 12 “Bookworm” em mente podem ser encontrados através do anúncio de lançamento de agora.

Sobre o novo instalador do Debian 12

O Instalador Debian atualizado para suas imagens AMD64 agora inicializará em sistemas AMD64 com firmware UEFI de 32 bits, abandonou o suporte para o carregador win32, atualizado para fazer uso da nova arte/tema “Bookworm” do Debian 12, mudou para o uso do kernel Linux 6.1 LTS, várias melhorias no manuseio de firmware, habilitando o suporte ao EFI Zboot no ARM64 e várias outras atualizações.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile