Debian corrige inicialização segura para ARM de 64 bits após dois anos de falha

Enquanto o Debian e seus derivados são bastante populares com computadores de placa única ARM, o suporte ARM64 Secure Boot foi interrompido por pelo menos dois anos. Mas uma correção está a caminho e deve aparecer no lançamento do Debian 12 “Bookworm” deste ano.

Desde pelo menos maio de 2021, a compilação ARM64 do Debian apresentou suporte de inicialização segura quebrado. Em particular, esse bug ganhou destaque nas últimas semanas por notar a quebra com o shim assinado pela Microsoft e o bootloader GRUB2 assinado pelo Debian.

Debian corrige inicialização segura para ARM de 64 bits após dois anos de falha

correção é um novo patch, selecionando algumas partes do upstream GRUB2 sobre o carregamento do ARM com o Secure Boot ativado. Esse patch, por sua vez, deve funcionar no Debian 12.0 Bookworm – atualmente está aguardando a aprovação devido ao congelamento do Bookworm.

Agora há uma chamada para testar a verificação do suporte ARM64 Secure Boot do Debian ao usar o shim assinado pelo Debian mais recente e os pacotes GRUB2.

CoreCtrl agora disponível no Debian e Ubuntu 23.04 para gerenciar seu sistema

O CoreCtrl é um utilitário de código aberto para gerenciar o desempenho do seu sistema e suportar vários perfis de aplicativos chegou ao Debian, além de ser escolhido para fácil instalação no próximo Ubuntu 23.04. O CoreCtrl foi puxado para o Debian instável no início do mês e foi pego por estar no arquivo do universo Ubuntu 23.04 “Lunar Lobster”.

O CoreCtrl é popular entre os entusiastas e jogadores do Linux para monitorar suas temperaturas, voltagens e muito mais, juntamente com a capacidade de configurar perfis de aplicativos por meio de uma conveniente interface gráfica do usuário baseada em Qt5. Isso funciona para diferentes sensores e recursos entre fornecedores e não está associado a nenhum hardware/fornecedor específico.

No Ubuntu 23.04 e no futuro, é tão fácil quanto executar sudo apt install corectrl . Bem, deveria ser pelo menos … Ao experimentá-lo hoje em uma instalação do Ubuntu 23.04, ele travou. Depois de instalar manualmente o qml-module-qtquick-window2, o CoreCtrl estava funcionando conforme o esperado no Ubuntu 23.04 com um desktop AMD.

O CoreCtrl oferece suporte a muitos novos recursos e, a cada nova versão, continua acumulando recursos adicionais.

Aqueles que não estão familiarizados com o CoreCtrl podem aprender mais sobre o utilitário através da página do projeto GitLab.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile