Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

16/08/2021 às 17:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Debian Edu 11 “Bullseye” lançado como uma solução Linux completa para escolas

Debian Edu 11 “Bullseye” lançado como uma solução Linux completa para escolas

O Projeto Debian anunciou o lançamento e disponibilidade geral do sistema operacional Debian Edu. Esta distribuição Linux (também é conhecida como Skolelinux. Como o nome diz, tem como base o Debian 11 “Bullseye”, porém, surge como uma solução Linux completa para escolas.

Baseado na série do sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” lançada recentemente, o Debian Edu 11 “Bullseye” está aqui para fornecer a você um ambiente pronto para uso para configurar uma rede escolar completa e totalmente capaz.

Novos recursos no Debian Edu 11 incluem suporte para estações de trabalho sem disco LTSP (Linux Terminal Server Project) e thin clients com suporte para a tecnologia X2Go, suporte de inicialização de rede iPXE para conformidade LTSP, suporte para instalações iPXE gráficas, bem como servidor Samba autônomo com SMB2/SMB3 Apoio, suporte.

Debian Edu 11 “Bullseye” lançado como uma solução Linux completa para escolas

Debian Edu 11 “Bullseye” lançado como uma solução Linux completa para escolas

Além disso, esta versão:

  • apresenta uma nova ferramenta para configurar freeRADIUS com suporte para os métodos EAP-TTLS/PAP e PEAP-MSCHAPV2;
  • melhora a ferramenta usada para configurar um novo sistema com um perfil mínimo como gateway dedicado e torna DuckDuckGo como padrão provedor de pesquisa para navegadores Firefox ESR e Chromium.

Os próprios professores ou seu suporte técnico podem implementar um ambiente de estudo multiusuário e multiusuário completo em poucos dias. O Debian Edu vem com centenas de aplicativos pré-instalados, e você sempre pode adicionar mais pacotes do Debian, disseram os desenvolvedores do Projeto Debian.

Claro, o Debian Edu 11 está usando todas as tecnologias GNU/Linux incluídas na série Debian Bullseye, como a série do kernel Linux 5.10 LTS, compilador do sistema GCC 10.2, implementação da biblioteca GNU C 2.31 da biblioteca padrão C, LLVM 11.0.1 compilador e muitos outros.

O Debian Edu 11 não vem com um ambiente de desktop pré-instalado, apesar do fato de as versões anteriores oferecerem uma imagem Xfce dedicada. No entanto, você poderá escolher entre os muitos ambientes de desktop suportados pelo Debian GNU/Linux, incluindo KDE Plasma, GNOME , Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon e MATE.

Os ambientes de desktop contêm mais de 70 softwares orientados para a educação, e você pode instalar ainda mais a partir dos arquivos do Debian. Debian Edu 11 “Bullseye” está disponível para download como imagens de CD do Network-Installer, bem como imagens BD para sistemas de 64 e 32 bits agora mesmo no site oficial.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.