Debian entra luta contra a COVID-19 com uma biohackathon

Os desenvolvedores do Debian querem fazer sua parte para enfrentar a pandemia global de coronavírus, hospedando uma Biohackathon COVID-19. Este evento virtual organizado pelos desenvolvedores do Debian ocorrerá de 5 a 11 de abril. A esperança deles com esta biohackathon é “melhorar o software livre biomédico e as ferramentas e bibliotecas que apoiam esses projetos”.

Entre os trabalhos que eles esperam ver realizado neste hackathon, estão a resolução de vários bugs, contribuindo para o software de código aberto biomédico upstream e trabalhos relacionados.

Detalhes sobre a Biohackathon Debian COVID-19 podem ser encontrados no seguinte site de anúncio: debian-devel.

Os envolvidos também já estão rastreando bugs marcados com COVID-19 para pacotes de software biomédicos e softwares que desejam adicionar nessa área.

Para aqueles que desejam ajudar de outras maneiras, o site COVID-19 Folding @ HOME permanece bastante ativo para auxiliar a pesquisa.

Debian entra luta contra a COVID-19 com uma biohackathon. Veja o que eles dizem:

Haverá uma biohackathon COVID-19 virtual (online) de 5 a 11 de abril de 2020 e a equipe Debian Med convida você para ajudar a melhorar o software livre biomédico e as ferramentas e bibliotecas que suportam esses projetos.

A maioria das tarefas não requer nenhum conhecimento de biologia ou medicina, e todos tipos de contribuições são bem-vindos: triagem de erros, testes, documentação,
Contribuições de IC, traduções, empacotamento e código.

Principais pontos

1. Os bugs relacionados ao Debian podem ser visualizados em [covid19-bugs]

2. O software que aguarda empacotamento está listado em [covid-19-packages], por favor responda à RFP com sua intenção, para não duplicarmos o trabalho;

3. Você também pode contribuir diretamente para os pacotes upstream, vinculados
da página de tarefas Debian Med COVID-19 em [covid-19-packages]. Nota: muitos  pacotes de software biomédicos têm recursos limitados, mesmo comparado a um projeto FOSS típico.

4. Arquiteturas/portabilidade: concentre-se no amd64, pois é o principal
arquitetura para software biomédico. Uma camada secundária seria arm64/ppc64el/s390x (mas cuidado com os problemas relacionados ao endian no s390x). A partir de uma perspectiva de hardware livre/aberto, seria ótimo ver mais suporte riscv64, mas isso não é uma prioridade no momento;

5. A equipe Debian Med também está tentando melhorar a disponibilidade de
pipelines/fluxos de trabalho biomédicos automatizados usando o Padrão aberto do Common Workflow Language. A implementação de referência de CWL está escrito em Python e há muitos problemas abertos prontos para o trabalho que não exigem nenhum conhecimento biomédico [cwltool-issues];

6. É muito fácil contribuir com a equipe Debian Med. Temos um baixo NMU política para todos os nossos pacotes. As solicitações de mesclagem no Salsa geralmente são processados rapidamente (mas efetue o ping em alguns dos mais recentes Uploaders do pacote para garantir que será notado). Ainda melhor se você pedir associação à equipe e envie diretamente para o repositório de salsa.

7. A [debian-med-team-policy] deve responder a todas as perguntas sobre como
contribuir.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile