in

Debian faz 27 anos hoje em meio a muito sucesso

Distro foi idealizada em 16 de agosto de 1993, mas primeiro sistema só surgiu um mês depois.

Debian 10.6 lançado com mais de 30 updates de segurança e correção de 53 bugs

Debian, uma das distribuições mais famosas e queridas do mundo Linux completa hoje 27 anos. Portanto. já se passaram quase três décadas desde que o falecido idealizador do Projeto Debian, Ian Murdock tentou desenvolver uma distribuição GNU/Linux, que agora é conhecida como Debian GNU/Linux. Desde aquele 16 de agosto de 1993, o projeto Debian coleciona várias glórias e serve de base para outros sistemas derivados e também famosos, como o Ubuntu.

A primeira versão do sistema operacional Debian GNU/Linux foi lançada apenas um mês depois, em 15 de setembro de 1993. E agora, 27 anos depois, está sendo usado por milhões de usuários de computador em todo o mundo, diretamente usando o Debian GNU/Linux ou indiretamente usando um dos vários derivados.

Existem tantos derivados do Debian por aí que  fica praticamente impossível nomear todos. Porém, disparadamente, o mais popular deles é o Ubuntu, que por sua vez é a base para vários outros derivados, como o muito popular Linux Mint. No entanto, todos eles têm uma coisa em comum, o Debian!

Debian faz 27 anos

Debian faz 27 anos

A data não passou em branco pelo atuais integrantes do projeto. É o caso de Laura Arjona Reina, que postou uma mensagem em comemoração à data especial.

Hoje é o 27º aniversário do Debian. Recentemente, escrevemos sobre algumas idéias para comemorar o DebianDay, você pode se juntar à festa ou organizar algo você mesmo 🙂

Hoje também é uma oportunidade para você começar ou retomar suas contribuições para o Debian. Por exemplo, você pode coçar sua coceira criativa e sugerir um papel de parede para fazer parte da arte do próximo lançamento, dar uma olhada na programação da DebConf20 e se registrar para participar online (23 a 29 de agosto de 2020), ou colocar um Debian live imagem em um DVD ou USB e entregue para alguém perto de você, que ainda não descobriu o Debian.

Nosso sistema operacional favorito é o resultado de todo o trabalho que fazemos juntos. Obrigada a todos que contribuíram nestes 27 anos, e feliz aniversário Debian!

Se você está usando o Debian GNU/Linux, deve comemorar. Aqui estão algumas ideias sobre como celebrar o Dia do Debian e o 27º aniversário do Debian, diretamente do Projeto Debian.

Enquanto isso, o Projeto Debian continua a trabalhar nas versões atuais e futuras do sistema operacional Debian GNU/Linux. Eles acabaram de lançar o Debian GNU/Linux 10.5 como a quinta atualização estável para a série “Buster”. Ao mesmo tempo, trabalham no próximo lançamento, o Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.

Então,  deixamos também aqui nossos parabéns ao Projeto, à distro e a todos os responsáveis direta ou indiretamente pelo desenvolvimento do Debian.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.