in

Debian tem problemas a serem enfrentados ainda em 2020

Mais diversidade está entre os problemas listados.

Debian tem problemas a serem enfrentados ainda em 2020

A DebConf20 virtual terminou recentemente mostrando vários desafios atuais e futuros para o andamento do dos trabalhos em torno da distribuição Debian. Jonathan Carter, recentemente eleito Líder do Projeto Debian, deu sua palestra no evento. Ele forneceu uma visão geral de onde o projeto está hoje, bem como de alguns dos problemas que eles estão enfrentando.

As finanças do Debian giram em torno de $ 896.065 dólares. Por incrível que pareça, a COVID-19 ajudou um pouco suas finanças no que diz respeito a menos despesas com viagens e conferências. Carter também observou que o Debian está em processo de aquisição de dois novos servidores Lenovo que eles conseguiram obter com desconto para ajudar em seus esforços.

Quanto à questão de seu arquivo, o Debian está oferecendo cerca de 61.071 pacotes AMD64 e cerca de 31.723 pacotes fonte.

Um item empolgante é a possibilidade da Lenovo oferecer um sistema Debian pré-carregado no futuro ou outros OEMs também. No entanto, há preocupações de suporte e outros problemas técnicos a serem resolvidos nessa frente.

Debian tem problemas a serem enfrentados ainda em 2020

Então, vamos aos “problemas” do Debian conforme apresentados pelo atual Líder do Projeto Debian Jonathan Carter são:

 

A necessidade de melhorar o departamento de marketing é um problema comum a muitos projetos de código aberto e ao Debian especialmente com ele frequentemente servindo como um “herói não celebrado” por trás de sistemas como Ubuntu e Steam OS. Carter acredita que eles precisam de duas a três vezes seus níveis atuais de voluntariado para cumprir todos os seus objetivos.

Além disso, ele acha que faltam ao Debian projetos na área de diversidade e que isso não está avançando rápido o suficiente. Para ele, falta essa diversidade no Debian. Muitas regiões importantes do mundo estão de fora. Segundo ele, essas regiões não possuem representação suficiente, deixando de dar uma mensagem convincente sobre movimentos como Black Lives Matter, e outras preocupações ou ideias.

Soluções pensadas

Uma das propostas para tentar resolver os problemas é promover equipes Debian locais para mini conferências/sprints/festas de lançamento/eventos on-line Debian e muito mais. Por sua vez, suas ideias para equipes locais são ter uma delegação para cuidar dos reembolsos e criar/distribuir mercadorias, realizar um censo e agendar eventos globais coordenados e organizados.

Enquanto aguarda os uploads de vídeo, há o conjunto de slides em PDF para a apresentação do Líder do Projeto Debian.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.