in

Deepin 20.1 lançado com melhorias e novos recursos

Distribuição vem com kernel Linux 5.8. Veja outros detalhes.

Deepin 20.1 lançado com melhorias e novos recursos

Depois de um ano complicado por conta da pandemia de coronavírus, finalmente acaba de chegar mais uma versão estável da distribuição Deepin.  Para quem não sabe, os desenvolvedores estão concentrados em Wuhan, a primeira cidade do mundo onde a Covid-19 foi detectada. Portanto, agora, já contamos entre nós com o novo sistema Deepin 20.1. Então, confira mais detalhes do novo Deepin 20.1 lançado com melhorias e novos recursos.

Esta é a mais recente versão de manutenção da popular distribuição de origem chinesa. Já faz algum tempo que ela tem como base o Debian estável, mais precisamente a versão 10.6 Buster. Porém, além do visual considerado um dos mais bonitos do Linux, há muitas modificações em componentes essenciais. Como sabemos, o visual do Deepin lembra muito o macOS. Assim, podemos contar com a promessa de melhorias tanto no hardware quanto nos softwares que fazem parte da adaptação deste sistema.

Deepin 20.1 lançado com melhorias e novos recursos

Deepin 20.1 lançado com melhorias e novos recursos

Além de ter como base o Debian 10.6, o novo Deepin 20.1 atualizou o kernel. Assim, contamos agora com o kernel 5.8 no lugar do Linux 5.4. Portanto, temos de cara duas mudanças que, com certeza, melhoram o desempenho do sistema como um todo, pois conta com melhor suporte a hardware. Além disso, incorpora as atualizações de segurança que foram aplicadas ao branch estável do Debian nos últimos meses. Porém, como sabemos, o Kernel mais atual é o Linux 5.10 LTS. Os desenvolvedores prometem que ele fará parte da distribuição em futuras atualizações.

A eficiência operacional dos processadores, a transmissão e resposta da rede, a leitura e escrita de arquivos e a visualização de gráficos melhoraram significativamente através da otimização geral das configurações e códigos do kernel. Além disso, as operações convencionais tiveram otimizações importantes.”

Outras características desta versão do Deepin 20.1

Deepin 20.1 lançado com melhorias e novos recursos

Novas configurações de energia estão presentes no painel de controle do ambiente de área de trabalho: Balanced, Hight Performance e  Power Save. Por outro lado, o suporte a Bluetooth inclui a possibilidade de transferência de arquivos. Assim, haverá economia de tempo ao transferir pequenos arquivos entre dois computadores ou um telefone celular e um computador.

Gestão de energia em Deepin 20.1

Em relação aos aplicativos pré-instalados, encontramos algumas substituições, como Firefox para Browser (baseado em Chromium), GParted para Disk Manager e Cheese for Camera. De acordo com os desenvolvedores do sistema isso“enriquece o ecossitema da aplicação, atende às necessidades de diferentes cenários e fornece uma interface de usuário unificada e experiências interativas.”

Em breve, o Deepin deve contar com um assistente pessoal digital por voz .

Por outro lado, deve ficar muito mais rápido baixar a ISO do Deepin, uma das principais reclamações dos usuários pelo mundo. Segundo os desenvolvedores, agora existe o chamado espelho inteligente. A promessa é analisar sua localização e escolher sites de espelho próximos automaticamente.”

Deepin 20.1 lançado com melhorias e novos recursos

Se você está interessado, o Deepin 20.1 pode ser baixado da seção correspondente no site oficial da distribuição.